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Depois de três adiamentos, o complexo de Gravataí (RS) da General Motors voltará as atividades nesta segunda-feira (16). Parada desde março por falta de componentes, a produção dos Chevrolet Onix e Onix, já na Linha 2022, começará em apenas um turno. Durante os cinco meses de paralização da linha de montagem gaúcha, o Onix perdeu a liderança de seis anos do mercado brasileiro e o Onix Plus do segmento de sedãs. A GM despencou de primeira, nos últimos cinco anos, para sétimo em julho passado.
O Onix é o carro preferido do consumidor brasileiro, e o retorno da produção é importante pois vamos começar a atender aos milhares de clientes que aguardam pelo produto nas concessionárias Chevrolet pelo país
CARLOS ZARLENGA
Presidente da GM América do Sul
A linha 2022 do Novo Onix está disponível em dois tipos de carrocerias (hatch e sedã) e três diferentes conjuntos mecânicos (1.0 MT6, 1.0 Turbo MT6 e 1.0 Turbo AT6) .
O Onix tem seis níveis de acabamentos, incluindo as versões RS, Midnight e Premier.
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A GM foi a montadora mais atingida pela falta de semicondutores.
A Volkswagen e a Renault, entre outras, também foram prejudicadas e tiveram que parar as linhas de montagem.
Além de Gravataí, também a fábrica da GM de São Caetano do Sul (SP), que produz os Onix Joy e Plus, Spin e Trcaker, está parada e só retornará trabalhar em 26 de agosto.
Produção avançada
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A planta gaúcha, uma das mais produtivas da GM no mundo e maior operação na América do Sul, parou em março. Com avançados processos de produção, engenharia 4.0 e a capacidade de montagem de 350 mil veículos em três turnos, o complexo emprega cerca de seis trabalhadores diretos e indiretos incluindo os dos 18 sistemistas.
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Com a venda de 338,6 mil veículos e participação de 17,4%, a GM liderou o mercado pelo quinto ano consecutivo em 2020.
Com a paralisação, em julho passado, a GM amargou o sétimo lugar, com 9.391 registros e participação de 5,78%. Ficou atrás da Fiat (1ª), Toyota, Volkswagen, Hyundai, Jeep e Renault.
Onix e Onix Plus
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A produção e venda dos Onix e Onix Plux despencaram nos últimos cinco meses. O hatch, caiu de carro mais vendido no país para 31º com 1.387 unidades. O hatch fechou 2020 com 135.351 emplacamentos e, no resultado acumulado de 2021, está na quinta posição com 42.894 registros. O líder Hyundai HB20 soma 53.205 unidades.
A situação do Onix Plus foi um pouco melhor em relação ao hatch. Foi o terceiro mais veiculo mais vendido em 2020 no país com 83.393 unidades e líder do segmento de sedãs. Neste ano, caiu de terceiro em fevereiro, com 6.501 registros, para 52º em julho. e 707 emplacamentos. No ano, o compacto soma 29.573 unidos e lidera o segmento de sedãs.