Com Priscila Nunes / Especial
Grade, faróis, para-choques e lanternas traseiras, suspensão e câmbio automático CVT recalibrados e nova central multimídia são as principais modificações do HR-V 2019. Foi a primeira atualização do utilitário esportivo que está entre os preferidos do brasileiro. Rodamos cerca de 700 quilômetros com um Honda HR-V EXL que tem preço de R$ 108.500.

O visual robusto do HR-V, marcado por vincos, ficou mais forte na linha 2019. A nova grade frontal mais larga e generosos cromados que separam os faróis com luzes diurnas (DRL) em LED. O para-choque foi redesenhado e adequado para receber os novos faróis auxiliares de neblina. Nas laterais, rodas de 17 polegadas redesenhadas e pneus 7×17”de liga leve 215/55R17. As maçanetas das portas traseiras são escondidas na coluna. Atrás, traseira, as lanternas também em LED, remetem às da antiga versão topo de linha Touring.

Com 4,29 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e distância entre-eixos de 2,61 m, o HR-V tem bom espaço interno. Acomoda bem condutor e acompanhante e dois adultos e uma criança no banco traseiro.
O melhor isolamento acústico reduziu o nível de ruído interno.

A jornalista Priscila Nunes gostou da posição elevada de dirigir, dos bancos largos revestidos em couro, o do condutor com regulagem de altura, que acomodaram bem. Com os ajustes da direção, foi possível dirigir longas distâncias sem cansar.

O quadro de instrumentos analógico digital, ar-condicionado digital, central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque e interativa ao Android Auto e CarPlay, conta com câmera de ré, sistema de áudio, viva-voz Bluethoot.
A segurança é reforçada por seis airbags.

Típico carro urbano,” o HR-V foi bom para ir à academia com as amigas e fazer compras no shopping. Mas também encarou viagens tranquilas. Além do ótimo espaço interno, o porta-malas levou a bagagem de todos." O rebatimento dos bancos deixa o piso plano e a capacidade de carga aumenta de 437 litros para 1.010 litros.

O conjunto propulsou atendeu as necessidades do utilitário esportivo familiar que pesa 1.276 quilos. O motor 1.8 i-VTEC FlexOne 16V de 139 cv (álcool) e força de 17,5 kgfm (etanol) a 140 cv e 17,3 kgfm (gasolinal) atuou bem combinado com o câmbio automático continuo variável que simula sete velocidades.

O consumo de combustível foi adequado às características do HR-V. Com gasolina, na cidade, o crossover fez de 9,7 km/l a 10,9 km/l, Na estrada, em velocidade constante as médias variaram de 15.7 km/l a 16,9 km/l a 80 km/h à 15,4 km/h a 13,1 km/l a 110 hm/h. Segundo a Honda, o HR-V acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e chega a velocidade máxima de 175 km/h.

Na cidade, o HR-V acompanhou tranquilo o trânsito com o conforto do câmbio automático. Na estrada, sem pretensão esportiva, rodou bem dentro dos limites de velocidade. Acelerações e retomadas foram características do CVT, responderam a pressão no acelerador e foram mais rápidas quando pisei forte no acelerador.
- A troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante permitiu aproveitar melhor a potência e a força do motor. Para quem quer um crossover mais ágil, o modo Sport esticou a troca de marchas que ocorreram em rotações mais altas - ressaltou Priscila

A direção com assistência elétrica acompanhou o desempenho do HR-V. “Progressiva, leve e macia, endureceu nas velocidades mais elevadas.
O diâmetro de giro exigiu mais manobras de estacionamento em espaço reduzido, “ ponderou.

A suspensão do utilitário esportivo ignorou o pavimento deteriorado das ruas e estradas, a terra batida e a areia da beira da praia. Aperfeiçoada, a do HR-V superou buracos e lombadas com baixa vibração e nível de ruído interno. Os controles de estabilidade e tração ajudaram em trechos mais sinuosos e curvas fechadas. Situações em que a inclinação da carroceria foi reduzida.

O HR-V conta eficientes freios ABS nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de velocidade, freio de estacionamento eletrônico e acionamento automático dos faróis que iluminam bem à noite.
Conclusão. Típico veículo familiar para o uso na cidade e na estrada, o HR-V 2019 tem comportamento adequado à sua proposta com conforto e segurança. Um dos mais seguros do seu segmento, com recursos básicos eletrônicos, seu preço chega a R$ 108.500, o que recomenda ao comprador avaliar a relação custo/benefício.