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Símbolo da recuperação alemã pós II Guerra Mundial, no Brasil a trajetória do Fusca - o Volkswagen Sedan - se confunde com a história da indústria automobilística, da própria montadora e do desenvolvimento do pais.
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A primeira unidade do Volkswagen Sedan deixou a linha de montagem da Fábrica da Anchieta em 3 de janeiro de 1959. Foi o princípio da produção em massa de carros no país. Foi o primeiro veículo das gerações entre os anos de 1950 e 1980 e também com o que aprenderam dirigir.
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O velho e bom Fusca, como foi chamado anos depois de seu lançamento, ajudou a desbravar o interior do país, enfrentou estradas de terra pelo território nacional de ponta a ponta. Robusto, valente e arrojado, tração traseira e assoalho plano chegava a lugares onde os carrões importados da época que desfilavam pelas cidades não imaginavam existir.
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Fabricados na Alemanha, os primeiros Volkswagen Sedan chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e visual que contrastava com os grandes sedans, o carrinho chamava a atenção por sua versatilidade e mecânica resistente. Transportava até cinco pessoas e consumia pouco combustível.
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Com componentes importados, começou a ser montado em 1953, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, até o inicio da produção na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, em 1959. Tinha motor traseiro boxer (cilindros contrapostos) de 1.192 cm3 e 36 cv combinado com câmbio de quatro marchas. A velocidade máxima chegava a 110 km/h.
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A ousadia do então presidente Juscelino Kubitschek e a visão do presidente mundial da Vokswagen, Friedrich Schultz-Wenk, viabilizaram no começo da década de 50, a construção da Fábrica Anchieta,em São Bernardo do Campo.
Inaugurada em 18 de novembro de 1959, levou para a história a imagem do então presidente Juscelino Kubitschek acenando para a multidão no banco de trás do Fusca preto conversível. Foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo.
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Como na Alemanha, quando após o final da II Guerra Mundial, quando voltou a ser fabricado em Wolfsburg, na Alemanha, o Fusca foi o principal veículo de utilidade pública no Brasil. Serviu às forças públicas, correios e táxis, entre tantas outras atividades, transportando médicos, socorristas, polícias e bombeiros .
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O Fusca passou por sucessivos aperfeiçoamentos, teve novos conjuntos propulsores, modelos e foi consagrado como carro de competição até o fim de sua produção em 1986. A indústria automotiva evoluiu e a alemã lançou novos produtos com o conceito de família e comemorava a o sucesso da BX com os Gol, Voyage, Parati e Saveiro.
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Em 1993, sete anos depois da paralisação, o Fusca voltou à linha de montagem para atender o pedido do então presidente da República, Itamar Franco. A versão movida a etanol, conhecida como Fusca Itamar, deixou de ser fabricado em 1996.
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Com mais de 21 milhões de unidades produzidas em todo mundo, um ícone, amado e cultuado por milhões de pessoas, a produção do Fusca em sua última fábrica, em Puebla, no México, foi descontinuada no final de julho de 2003.
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Nos Estados Unidos, o Fusca terá a versão Final Edition, com carroceria cupê e Cabriolet que foi apresentada no Salão de Los Angeles, no fim de 2018. A Final Edition será inspirada na Última Edición do Fusca, de 2003, quando a primeira geração do lendário Volkswagen foi de fato descontinuada.
Para homenagear a história do simpático carrinho no Brasil, desde 20 de janeiro de 1989 é comemorado o Dia Nacional do Fusca. O evento que mundo é festejado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato para o desenvolvimento e produção do Sedan, em 1934.