A modernização da planta de Indaiatuba (SP) será o principal objetivo da Toyota com o aporte de R$ 1 bilhão. Os recursos foram recentemente anunciados no Japão e confirmados nesta sexta-feira (29/09) durante evento de comemoração dos 20 anos da unidade do interior de São Paulo. Apesar do sigilo da japonesa, também servirá para o lançamento da nova geração do Corolla e possivelmente um modelo híbrido.
A atualização da fábrica de Indaiatuba modernizará o processo de produção que ficará mais flexível e competitivo. A montadora reitera que japonesa reitera que processo integra seu compromisso em produzir carros cada vez melhores.
Foi o primeiro investimento da indústria automotiva após o anúncio do Programa Rota 2030, o que poderá indicar a produção de novos veículos, inclusive híbridos.
Com os novos recursos, serão atualizados e modernizados todos os processos na linha de montagem de Indaiatuba em até 18 meses. Também ocorrerá o aperfeiçoamento de mão de obra e melhoria de ergonomia e treinamentos.
Para o principal executivo da Toyota para a América Latina e Caribe, Toyota do Brasil, Argentina e México, Steve St. Angelo, o anúncio do novo investimento é mais um exemplo da confiança da empresa no Brasil e nos brasileiros.
Com investimento de US$ 150 milhões, em 1996 a Toyota começou a construção do complexo de Indaiatuba num terreno de 1,5 milhão de metros quadrados. O primeiro Corolla foi produzido em setembro de 1998. Dois anos depois, a unidade foi ampliada e atualizada com mais US$ 300 milhões.
Em junho de 2002, começou a produção da nona geração do Corolla. No ano seguinte, com o segundo turno a produção do Corolla foi ampliada em 120%.
Com novos recursos, em 2004 começou a montagem da station-wagon Fielder. Em 2007 os dois modelos passaram a ser Flex.
A 10ª geração do Corolla chegou em 2008 e a 11ª em março de 2014 quando a Toyota comemorou a produção de um milhão de unidades do sedã médio. De janeiro a agosto deste ano, o Corolla manteve a liderança dos sedãs médios com 38.159 emplacamentos, 44% do total do mercado de seu segmento.