O Audi A1 não escapou da tendência de avanço mundial dos utilitários esportivos. A segunda geração do hatch compacto remete ao visual robusto, reforça o espaço e aumenta o conforto interno. O novo Audi A1 Sportback chegará ao mercado europeu em outubro.
A frente do A1 cresceu, dominada pela grade, entradas laterais de ar, faróis em LED, luzes diurnas também em LED e três fendas planas abaixo da borda do capô vincado. O comprimento aumentou 5,6 centímetros e agora são 4,03 metros. A largura permaneceu quase a mesma, 1,74 m e a altura 1,43 m. Os dados divulgados pela Audi revelam que o porta-malas cresceu 65 litros e passou para 335 litros. Com os bancos traseiros rebatidos passa para 1.090 litros.
A estrutura modular do A1 Sportback permite a combinação de acabamentos externos e internos. São 10 cores para a carroceria, duas para o teto, retrovisores e saias laterais e spoiller dianteiros. O pacote opcional de iluminação interna permite a seleção de 30 cores em LED.
Dependendo da linha do equipamento – básico, intermediário ou S line – os acessórios externos estão disponíveis em várias configurações. O mesmo ocorre com as linhas Interior advanced, Interior design selection e Interior S line, incluindo a seleção de cores e materiais.
O rádio MMI é de série pode ser comandado pelo volante multifuncional e no visor no painel de instrumentos digital. O novo quadro de instrumentos digital tem tela de 10,25 polegadas que pode ser personalizado. Na versão superior, a central multimídia MMI Navigation Plus conta com tela de 10,1 polegadas sensível ao toque com GPs integrado.
O sistema de informação e entretenimento do A1 Sportback acompanha os dos irmãos maiores. Na configuração superior, o MMI Navigation Plus conta com tela de 10,1 polegadas sensível ao toque, GPS integrado e interativa com os sistemas Android Auto e Aplle CarPlay.
O A1 Sportback tem três opções de motores turbo: três cilindros 1.0 e quatro cilindros 1.5 e 2.0 e potências de 95 cv a 200 cv. As opções de transmissão também são três: manual e automática de seis velocidades e dupla embreagem de sete velocidades.
O novo A1 terá direção com assistência elétrica e recursos de assistência à condução como controle adaptativo de velocidade, assistente de estacionamento, alerta de manutenção de faixa e frenagem automática de emergência, entre outros.