A Volvo vai começar a vender no Brasil o novo XC40. O modelo é o SUV de entrada da montadora, e chegará para brigar, dependendo da versão, com GLA, X1, Q3 e E-Pace. O preço inicial é de R$ 169.950.
As pré-vendas começam em janeiro e haverá duas versões, ambas 2.0. A T4 tem 190 cv e a T5, 254 cv. Para ambas, o câmbio é automático de oito marchas. A tração é nas quatro rodas.
A fabricante sueca espera, já em 2018, aumentar em 50% as vendas no Brasil, para cerca de 6 mil unidades/ano. O grande desafio é conseguir se comunicar consumidores que ainda não entraram no chamado "mercado premium", ou seja, donos dos carros de passeio mais caros de Honda, Toyota e Hyundai, que ainda não se sentiram atraídos pelos rivais de Mercedes, BMW e Audi.
De fábrica o XC40 promete trazer tecnologias já vistas nos SUVs maiores: assistências semiautônomas de condução, central multimídia responsiva e sensível a gestos de 8 polegadas, quadro de instrumentos 100% digital e habitáculo bastante refinado.
Além disso, há a boa dimensão: apesar de classificado como "SUV compacto", o XC40 tem o mesmo entre eixos de um Toyota Corolla: 2,70 metros, espaço superior à de todos seus concorrentes oferecidos no Brasil.