Para provar aos gaúchos a capacidade do Duster, a Renault organizou um passeio fora de estrada no Litoral Norte. A ideia era passar por pequenas poças d’água e regiões com pouca lama. Mas os organizadores não contavam com a chuva, que castigou, aumento o volume das corredeiras e transformou o percurso de cerca de 60km, entre Cidreira e Tramandaí, numa tarefa bem mais difícil.Mas o que poderia ser um problema se tornou uma bênção: nenhum veículo 4x4 ficou preso, mesmo superando verdadeiros riachos com água na altura do capô. Apenas dois dos 20 condutores de Duster e de uma Oroch, ambos com tração 4x2, ficaram atolados e precisaram de ajuda para voltar a andar. – Tem trechos em que realmente a água subiu bastante, de uma hora para outra. Mas esses atolamentos fazem parte de um passeio off-road – analisou José Carneiro Carvalho Netto, que veio da Paraíba para organizar o passeio da Renault.No teste, o Duster mostrou ser muito melhor de terra do que de asfalto. Com ângulos de 30º (entrada) e 34,5° (saída), e altura de 21cm em relação ao solo, o francês se comporta como um jipe. As suspensões aguentam bem os impactos e o motor de 148cv responde de forma adequada. O câmbio de seis marchas tem bom escalonamento, mas certamente boa parte do público que paga quase R$ 88 mil no top de linha optaria por um automático, algo que a Renault disponibiliza apenas na versão 4x2.Líder da categoria, o Jeep Renegade a diesel tem muito mais potência e, devido a sua estrutura, permite trafegar em segurança a uma velocidade muito mais alta na terra. Porém, custa praticamente R$ 40 mil a mais. Com investimento bem menor, o Duster 4x4 tem tudo para agradar (e impressionar) quem gosta de se aventurar fora de estrada.
ipão moderno
Duster é ainda melhor fora do que no asfalto
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