A mobilidade individual avança no mundo, independente do desenvolvimento e da qualidade dos meios de transportes coletivos. Com a recuperação das economias dos Estados Unidos e dos principais países europeus, a venda de veículos cresceu e voltou aos níveis anteriores à crise provocada pela bolha imobiliária norte-americana em 2008. A venda prevista neste ano de 19,7 milhões de veículos na China, 16,8 milhões nos EUA, 12,8 milhões na Europa e 80 milhões no mundo comprova o tema do 66o International Motor Show (IAA) de que o futuro da mobilidade continuará a ter o componente emocional. Carro, o fascínio que move as pessoas.
Ao lado da busca de novas fontes alternativas de energia - como eletricidade, tecnologias híbridas e pilha de hidrogênio -, ganham espaço os recursos digitais. A conectividade dará nova dimensão ao carro. Aumentará segurança e conforto, e evitará o estresse dos engarrafamentos.
Dos games para pistas e ruas
Os superesportivos têm presença destacada nos grandes eventos automotivos como o Salão de Frankfurt. Representam o ousado desenvolvimento do fabricante em design, a avançada tecnologia do conjunto propulsor e a alta sofisticação interna. O bólido digital criado pela Bugatti para o game Gran Turismo 6 - que virou real e está no evento como conceito - deverá inspirar o novo Chiron.
O design do Vision Gran Turismo (foto do topo) é uma evolução do Veyron e remete também aos bólidos que consagraram a marca nas pistas. A pintura em dois tons de azul lembra o Bugatti Type 57 Tank, vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1937 e 1939.
A montadora não revelou dados, apenas confirmou que com o motor W16 e tração integral, o novo Bugatti deverá superar os 400 km/h.
500 km de autonomia
Esportivo, quatro lugares e com portas que se abrem paralelas, o futurista Mission E é o desafio da Porsche de um conceito esportivo elétrico com autonomia de até 500 quilômetros. A carroceria em alumínio, aço, fibra de carbono e polímero reforçado reduziu o peso.
Com dois motores elétricos que geram 600 cv, conforme a montadora, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. As rodas em fibra de alumínio são de 21" na frente e de 22" atrás.
Passion, Prime e Proxy
Com a cara da nova geração do smart, o conversível fortwo é o destaque da marca. O simpático carrinho ficou mais largo e agora tem 1,66 metro. A capota pode ser usada nas posições aberta, semiaberta e fechada.
Serão três versões: Passion, Prime e Proxy. As opções serão motores três cilindros 0.9 turbo de 91 cv ou 1.0 aspirado de 72 cv, e câmbios manual de cinco marchas ou automatizado de dupla embreagem e seis velocidades.
Maior e mais seguro
Visual ousado que remete ao Mirai, com faróis menores e linhas marcadas por vincos, a quarta geração do Prius cresceu. Montado sobre nova plataforma, o compacto híbrido top de vendas no mundo ficou mais comprido, baixo e largo - agora tem 4,54 metros de comprimento e entre-eixos de 2,7 metros.
Recebeu novos recursos eletrônicos que aumentam a segurança. Segundo a Toyota, a autonomia deverá ser cerca de 10% maior.
A japonesa estuda a produzir o Prius no Brasil e a preferência é por Guaíba (RS).
O mais top da gama
O avanço da Ford no segmento dos utilitários esportivos é pelo novo Edge, que complementa a linha atual com o EcoSport e o Kuga. Terá, ainda, cinco novos modelos nos próximos três anos.
O Edge tem uma versão com motor a gasolina 2.0 EcoBoost de 240 cv e quatro com o V6 3.5 de 289 cv e câmbio automático de seis velocidades. Recém-lançado nos EUA, chegará ao Brasil em 2016.
Paixão desde a tenra idade
A fidelização do consumidor é um dos principais desafios dos fabricantes de veículos. Não por acaso, os principais grupos oferecem produtos para conquistar os clientes desde pequenos. É o caso da Mercedes-Benz, que possui linha destinada às crianças: a Mercedes Kids.
Viagem a convite da Anfavea.
*Zero Hora