O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Já consolidadas durante o período eleitoral, as redes sociais têm sido cada vez mais exploradas pelos candidatos nas suas campanhas. Cortes de debates e entrevistas e vídeos curtos que engajam o eleitorado estão mais frequentes, e um estudo do Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina da UFRGS (Nupesal), em parceria com o Instituto Democracia em Xeque, se debruçou sobre os perfis do TikTok dos concorrentes em Porto Alegre para entender como tentam ganhar a confiança do eleitor.
Desde agosto, o grupo realiza etapas regionais da mesma pesquisa em diversas cidades, em parceria com universidades. O estudo observou os perfis no TikTok de todos os candidatos a prefeito e a vereador da Capital, assim como a página de GZH, do governador Eduardo Leite e de influenciadores da política estadual. A terceira etapa da pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (30), com análise dos conteúdos publicados entre 19 e 25 de setembro. A coordenação no Rio Grande do Sul é dos professores Jennifer Azambuja de Morais e Alexsander Dugno Chiodi.
Em primeiro nas pesquisas, Sebastião Melo (MDB) tem atuação tímida no TikTok, em certo contraste com sua presença no Instagram. No período de exame, o prefeito não publicou nenhum vídeo na plataforma chinesa, o que, de acordo com o estudo, não tem prejudicado a imagem de Melo com seu eleitorado.
"A estratégia discreta nas redes sociais contrasta com o engajamento de outros candidatos, mas parece ser eficaz para seu público-alvo. Isso sugere que sua campanha está focada em outros canais de comunicação ou em um eleitorado menos influenciado por plataformas digitais, favorecendo um contato mais direto e tradicional com os eleitores", diz trecho do documento.
A análise reforça a avaliação interna da campanha do prefeito de que a estratégia de comunicação em rádio e televisão está no tom correto e atraindo o eleitor.
Maria do Rosário (PT) é quem tem o melhor desempenho no TikTok, sendo a candidata que consegue maior alcance nos seus vídeos — foram 30.440 visualizações em uma semana, contra 4.591 de Juliana Brizola (PDT), que aparece na sequência.
Assim como vem ocorrendo nas propagandas em mídias mais tradicionais, o tom do conteúdo da petista se adapta de acordo com o momento da campanha. Se no segundo período de análise do estudo (entre 11 e 18 de setembro) a aposta de Rosário era rebater declarações do prefeito Melo, na última fase a candidata aposta na divulgação de vídeos que mostram seu perfil, os políticos que a apoiam ou que se referem aos problemas identificados durante a enchente de maio na Capital.
"Embora a estratégia não traga inovações no formato ou na abordagem, o aumento de interações nas redes sociais pode indicar que a candidata tem conseguido atingir um público fiel e engajado. Isso mostra uma campanha que, apesar de previsível em certos aspectos, mantém seu foco em causas que ressoam entre os eleitores de Porto Alegre."
Nas redes, Juliana Brizola (PDT) também dá fidelidade à sua estratégia de rádio e televisão. Em ascensão nas pesquisas, a pedetista também cresceu em visualizações no TikTok entre o meio e o final de setembro. Os vídeos curtos focam em mostrar propostas da candidata para áreas essenciais, como saúde, educação e mobilidade urbana. No último período analisado, um reforço obtido por Juliana pode ajudar a explicar sua evolução: o governador Eduardo Leite.
"Apesar das diferenças políticas que possam ter existido, ambos se uniram em torno de um discurso conciliador, apresentando-se como defensores do 'bem comum'. A mensagem que procuram transmitir é que, ao deixar de lado divergências, estão dispostos a trabalhar juntos por Porto Alegre, acreditando que a política deve ser uma ferramenta para promover políticas públicas voltadas para quem mais precisa. A união é apresentada como um exemplo de diálogo e coragem, com o compromisso de atuar em prol da cidade", avalia o estudo.
Já Felipe Camozzato (Novo), que depende da divulgação nas redes sociais por não ter tempo de rádio e televisão, murchou no alcance do seu perfil no TikTok. Na primeira etapa do estudo (entre 12 de agosto a 10 de setembro), o candidato ultrapassou 33 mil visualizações nos seus vídeos e aparecia em primeiro lugar entre os concorrentes. Na última semana de setembro, entretanto, Camozzato foi o terceiro, com 2.150 views. Em todo o período de análise, desde agosto, o candidato do Novo se atém à estratégia de atacar Maria do Rosário, o PT e opositores.
Influenciadores políticos
Entre os candidatos a vereador, os alinhados com a direita são os que mais se destacam no TikTok. O principal é Jessé Sangali (PL), que reúne mais de 90 mil seguidores no seu perfil, com críticas a Maria do Rosário (PT) e divulgação de ações pessoais. Barbara Penna (Podemos) e Fernanda Barth (PL) também tiveram evidência no estudo.
No lado oposto, a esquerda tem grande alcance com a ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB) e o deputado estadual Matheus Gomes (PSOL), que juntos alcançam quase 500 mil pessoas. Ambos têm divulgado vídeos em apoio à candidata do PT à prefeitura, com participação maior de Gomes, que faz críticas à gestão de Melo e aparece fazendo campanha pelas ruas.
A candidata a vereadora Karen Santos (PSOL) tem o maior destaque entre os postulantes da esquerda, mas, de acordo com a análise, tem dificuldade em engajar seu público.
"Comentários e compartilhamentos somados chegam a 33, uma dificuldade de engajamento que a candidata enfrenta desde o princípio de sua campanha no TikTok".
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