Está aí uma boa ideia: as equipes da Rede de Saúde da Divina Providência encontraram um jeito de atenuar a angústia de quem tem um familiar internado na Emergência do Hospital Divina (HD), em Porto Alegre. A solução nasceu da tecnologia, por meio de um aplicativo de telefone celular.
Com a autorização do paciente, o acompanhante acessa a plataforma e consegue saber em tempo real, de qualquer lugar (na sala de espera, no trabalho ou em casa), onde o paciente está e a qual procedimento está sendo submetido. Vale, por exemplo, para saber se ele está na triagem, se já está sendo medicado, fazendo exames, com o médico ou na sala de observações.
— Os usuários aderiram à ideia super bem. Percebemos que o impacto foi positivo, com grande engajamento do time da Emergência, e o relato da percepção de uma experiência hospitalar mais positiva para o paciente e seus familiares. Sabemos que o trajeto do paciente em uma Emergência pode ser angustiante também para o acompanhante e a família. E estamos comprometidos em torná-lo o mais leve possível para todos os envolvidos — diz a supervisora de Inovação da rede, Fernanda Back.
Desenvolvido nos últimos 10 meses, o serviço segue sendo aprimorado.
— Já alteramos o acesso ao app de senha para QR Code individual, além de acrescentar informações mais detalhadas das etapas — destaca Fernanda.
Como funciona
Quando o paciente faz o cadastro na recepção da Emergência do HD, recebe uma pulseira de identificação. Nela, consta um QR Code em que ele opta, por questões de segurança e privacidade, se quer compartilhar com seu acompanhante ou familiar as próximas etapas, esteja presente ou não. Na recepção, há materiais gráficos com orientações sobre o app, além das instruções fornecidas pela equipe.
Ao acessar o aplicativo, estão disponíveis informações sobre a classificação de risco do paciente, bem como o percurso do trajeto na Emergência, em tempo real. Pensando em um acesso fácil e rápido, o app desenvolvido é "web", isto é, não é preciso fazer download na loja do celular. Também não é necessária a realização de cadastro.
Expansão
A partir da aceitação, a ação será replicada, nos próximos três meses, para as Emergências das demais unidades da Rede de Saúde da Divina Providência, como o Hospital Estrela e o Hospital São José e, além disso, a ampliação para demais serviços, como obstetrícia, áreas cirúrgicas, de exames e internação.