A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.

Para driblar a dificuldade de acesso ao crédito rural pelos canais tradicionais, a 30ª edição da Agrishow se transformou em uma vitrine de alternativas para o produtor ir às compras. Modalidades de financiamento diferentes e pacotes com tecnologias atualizadas, por exemplo, ganharam mais espaço na feira, que começou nesta segunda (28) e se estende até sexta-feira (2), em Ribeirão Preto, São Paulo.
A JCB, multinacional de origem britânica voltada à fabricação de máquinas de construção, por exemplo, está oferecendo taxas subsidiadas e consórcio como alternativas de financiamento. Carlos França, diretor de vendas e marketing da empresa na América Latina, traduziu esse movimento à coluna:
— O Plano Safra é muito importante para nós, mas não podemos ficar esperando parados — afirmou, referindo-se à espera de um novo pacote de crédito viabilizado pelo governo federal.
As alternativas já vinham sendo adotadas pela empresa, mas são ampliadas ou reduzidas, dependendo da situação de mercado, explica Adriano Merigli, CEO da JCB na América Latina:
— Agora, estamos mais agressivos por isso.
Na fabricante de máquinas e implementos agrícolas Massey Ferguson, os consórcios hoje representam 20% dos negócio. E, de acordo com Kellen Bormann, diretora de vendas da marca, o Rio Grande do Sul é um dos principais Estados que entenderam essa modalidade de financiamento como uma solução à escassez de crédito rural.
Na também fabricante de máquinas e implementos agrícolas John Deere, ampliou-se, além de soluções financeiras, os seus chamados Precision Upgrades, que são pacotes de atualizações tecnológicas para serem instalados em plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras que o agricultor já tem.
— Estamos crescendo muito em adoção desses kits. É uma forma do produtor ter acesso às mais modernas tecnologias sem precisar comprar uma máquina — analisa Antônio Carrere, vice-presidente de vendas e marketing na América Latina da marca.
*A coluna viajou a Ribeirão Preto a convite de pool organizado pela CDI Comunicação