A decisão de compra é do consumidor, mas garantir que a escolha seja feita de forma consciente é o espírito que move a campanha do Instituto Desenvolve Pecuária, que se inicia nesta quarta-feira (4) no Estado. Por meio das redes sociais, a entidade quer conscientizar as pessoas para que se atentem aos dados trazidos no rótulo da carne bovina vendida no varejo. Como o que aponta a origem do produto: por isso o slogan De Onde a Carne Vem? No verso da Embalagem Tem. A ideia surgiu a partir da percepção de que muitos compradores desconhecem o fato de que 53% da proteína consumida no Rio Grande do Sul vem de outra parte do país.
— Não há problema em comer carne de fora, mas é preciso saber que vem de lá. Tem de saber o que está consumindo. Nosso objetivo com a campanha é pedagógico — ressalta Luís Felipe Barros, presidente do Instituto desenvolve Pecuária.
A ação terá o assador profissional e sócio da Dame Dos, Gonçalo Cirne Lima, como embaixador. Ele trabalha com foco exclusivo em itens originados de gado criado no Rio Grande do Sul. Aliás, uma segunda etapa, mais para frente, será uma iniciativa que reforce as qualidades da carne bovina produzida no Estado.
No território gaúcho predominam as linhagens britânicas, como as raças angus, devon e herfeord, adaptadas a ambientes mais frios como o daqui. O sistema de criação, com animais a pasto, é outra característica singular.
Barros entende que é preciso explorar mais essas características da pecuária de corte do RS. O Conforme o IBGE, o Estado fechou 2022 com 11,93 milhões de cabeças, ocupando a oitava posição no ranking nacional, liderado por Mato Grosso.