O jornalista Guilherme Jacques colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
Anunciado pelo governo do Estado na segunda-feira, o MEI RS Calamidades vai auxiliar um público bastante vulnerável no ambiente econômico: os microempreendedores individuais (MEIs). Ao todo, 22 mil foram mapeados por uma ferramenta criada para identificar quem foi atingido pela enchente. Eles receberão uma parcela de R$ 1,5 mil, uma consultoria seguida de outra parcela de R$ 1,5 mil. A ideia é que o valor, repassado a fundo perdido, seja usado para capital de giro. Mas é aí que o cenário se complica.
Há um universo enorme de microempreendedores individuais.
– Tem o que tinha um salão de beleza, estruturado, e perdeu seu maquinário e equipamentos de trabalho. E aquele que produzia doces, armazenava eles na geladeira de casa e perdeu tudo. Para esses, muitas vezes, as coisas se confundem – comenta o diretor-superintendente em exercício do Sebrae RS, Ariel Berti.
Daí vem a importância de entregar qualificação.
– Em uma reunião, o governador (Eduardo Leite) me perguntou o porquê de oferecer a consultoria. É porque não adianta colocar dinheiro, se houver dúvida de o que fazer com ele. Com orientação, é mais fácil de aplicar – emenda Berti.
No caso dos microempreendedores individuais, o entendimento do caminho a se percorrer para reestruturar seu negócio passa por escolhas delicadas. Uma delas é a de priorizar o médio e longo prazo. Investir primeiro o que será necessário para recuperar a fonte de renda. Muitas vezes, antes de outras necessidades — às vezes, pessoais — que também requerem recursos.
Sebraetec Supera
Com R$ 235 milhões levantados em recursos, o programa Sebraetec Supera, que dá consultoria e reembolsa em até R$ 15 mil gastos para reerguer pequenos negócios, tem 11 mil empreendedores sendo atendidos. Outros 13 mil estão na fila. São chamados à medida que mais recursos entram. Regras e inscrições no site do Sebrae-RS.
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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