Em nenhuma das três edições anteriores que cobriu feira de varejo NRF, de Nova York, a coluna ouviu sobre inflação de alimentos. Mas é uma realidade nos Estados Unidos e apareceu na palestra do CEO da Albertsons, Vivek Sankaran. A rede é a segunda maior de supermercados do país, com mais de 2 mil lojas. Segundo ele, o consumidor já reagiu negativamente, mas está comendo mais em casa. Isso ocorre pelo avanço da Ômicron que está deixando o norte-americano mais em casa e também pela alta de preços.
- Se estão trabalhando dois dias de casa, já são dois cafés da manhã. Isso é enorme, o equivalente a muitos dólares. Não sei o futuro, tirei C em macroeconomia, mas muitos vão manter isso. Não sei o que será daqui a seis meses. É mais fácil prever o futuro de longo prazo do que o de curto.
Segundo o executivo, o consumidor online gasta mais. Para driblar o impacto da inflação, ele planeja apostar em marcas locais e opções variadas. Também vai enfatizar o frescor dos alimentos.
- Estamos nos concentrando em criar aderência, por meio de programas de fidelidade, comércio eletrônico, nossas farmácias, programas de recompensas e assim por diante. Estamos dando aos clientes incentivos adicionais para permanecerem conosco.
Clique aqui para ler tudo da cobertura: NRF
* A coluna Acerto de Contas, do Grupo RBS, está em Nova York para cobrir a 112a. NRF, feira anual de varejo, a convite de Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre. Participa do grupo FFX Eperience.