Com a pandemia, o setor de alimentação fora do lar buscou saídas. A principal, para quem já não o fazia, foi começar a entregar comida por delivery. Para compreender os impactos, a Saipos, fez um mapeamento do setor. A empresa é gaúcha, de São Leopoldo, mas os dados são apenas nacionais.
A principal surpresa positiva foi a criação de novos negócios do ramo. Mais de 62% das pessoas que responderam a pesquisa afirmaram ter aberto as suas empresas durante a pandemia. Importante lembrar que serviços de alimentação também costumam ser alternativa de renda.
Dos 425 donos de restaurante que responderam o levantamento, 48,8% iniciaram a operar por telentrega na crise da covid-19, além dos 19,5% que já atendiam. Dentro do delivery, a empresa destaca o aumento na venda de marmitas.
O levantamento é nacional, mas também analisou o ticket médio de pedidos por delivery dos clientes de cada Estado. O Rio Grande do Sul possui o quinto maior, com R$ 55,61, atrás de Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Tendências
Mas vamos olhar, agora, para o futuro. Para Anderson Onzi, CEO da Saipos, o delivery continuará tendo uma fatia importante do negócio em 2021. A empresa separou quatro tendências para restaurantes e operações que utilizam o modelo de venda em casa:
1. Site próprio: para economizar nas altas taxas cobradas pelos aplicativos, uma alternativa é investir em aplicativos e sites de delivery próprios de restaurantes, que já são tendências estabelecidas.
2. Dark Kitchens: são os espaços com as cozinhas dos restaurantes, mas sem atendimento físico, apenas por delivery. Em 2021, esse modelo de negócio segue ainda mais fortalecido.
3. Experiências digitais: com um consumidor cada vez mais digital, a experiência do cliente precisa ser uma das prioridades em 2021. Além de sites próprios, investir em cardápios digitais, combos promocionais, vouchers e as mais variadas formas de pagamento online são algumas das opções em que você pode utilizar para fidelizar seus clientes.
4. Novas tecnologias: procure por empresas que ofereçam funcionalidades que otimizem seu tempo e auxiliem na experiência do seu cliente.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.