
Ainda não passou o Dia das Mães e os lojistas já estão de olho no Dia dos Namorados. Pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre mostrou que um terço dos consumidores vai comprar o presente na própria data, que é 12 de junho. O resultado chamou a atenção porque a pesquisa do ano passado mostrava que apenas 3% deixariam tão para a última hora assim.
Outros 21% comprarão na véspera. No ano passado, esta era a opção de 15% dos entrevistados. Ou seja, conforme os dados antecipados para a coluna Acerto de Contas, mais da metade dos namorados vai procrastinar.
O Sindilojas fala em uma movimentação de R$ 80 milhões em vendas para a data. Se for confirmada, seria um avanço de 8,74% em relação ao ano passado, bem acima da inflação.
A expectativa é que o frio finalmente chegue para movimentar a venda de roupas, diz o presidente da entidade, Paulo Kruse. Já é tradicional o item liderar a intenção de compra entre os consumidores.
— As vendas do vestuário e de peças mais pesadas de roupas estão acontecendo de uma forma mais lenta até então. O Dia dos Namorados pode representar uma retomada nas vendas.