Nos últimos dias, tivemos as divulgações de dois grandes patrocínios nas camisas de clubes brasileiros. Flamengo e Corinthians apresentaram as novas marcas que vão estampar os uniformes das duas equipes e todos ficaram impactados com os valores.
No mesmo momento, voltou-se a falar da parceria do Banrisul com Grêmio e Inter. E, claro, o tom é de crítica — e essa é uma grande injustiça que se pratica por aqui.
O Flamengo acertou com o novo anunciante por R$ 85 milhões ao ano e o Corinthians, por 120 milhões. Além destes clubes, o terceiro maior patrocinador de um time brasileiro é a Crefisa, que banca o Palmeiras, mas que é a empresa da presidente do Verdão.
Grêmio e Inter aparecem juntos na quinta posição, com um contrato anual de R$ 30 milhões para cada. Ou seja, diante das circunstâncias, a dupla Gre-Nal tem, proporcionalmente, patrocínios muito bons em relação aos rivais do país.
Até mesmo, se quisermos relacionar apenas com Flamengo, por exemplo, podemos dizer que a situação é muito favorável aos clubes gaúchos. Não podemos desconsiderar que a equipe carioca tem a maior torcida do país, cinco ou seis vezes maior do que a dos nossos clubes, o que indica um grande investimento do Banrisul, que estampa as nossas camisas há muito tempo.
Temos uma tendência a desvalorizar as coisas produzidas por aqui, principalmente quando elas parecem levadas pela inércia. O fato é que, diante do que estamos vendo no mercado, essa parceria é muito boa. Vasco e Fluminense, por exemplo, recebem pelo patrocínio master das suas camisas cerca de R$ 20 milhões anuais, bem menos do que a Dupla ganha do Banrisul.
Às vezes, é preciso entender todos os contextos e divulgar tudo. A melhor forma de montarmos uma opinião correta é termos acesso a todas as informações. Diante disso, é preciso dizer que se faz uma grande injustiça quando se diminui o patrocínio do Banrisul à dupla Gre-Nal.