A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) pretende lançar no segundo semestre do ano que vem a licitação para contratar a empresa que duplicará a RS-122, entre São Vendelino e o distrito de Nova Milano, em Farroupilha. Esse é o prazo previsto para que o projeto seja concluído e todos os recursos necessários sejam obtidos.
Uma amostra de como deve ficar a duplicação, incluindo o fim da Curva da Morte com a construção de um viaduto, foi apresentado na manhã desta sexta-feira por representantes da EGR e da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado. O encontro ocorreu na prefeitura de Farroupilha.
De acordo com o presidente da EGR, Luiz Carlos Bertotto, o projeto executivo da duplicação do trecho deve ficar pronto entre fevereiro e março de 2015. Em seguida, deve começar a fase de definição do modelo de pagamento da obra. A promessa do Estado é envolver a comunidade nas discussões, já que não está descartada a instalação de um pedágio da EGR. Ainda assim, segundo Bertotto, a duplicação deve ser paga com recursos da própria empresa e de financiamentos a serem obtidos pelo Estado.
"Nos temos um pedágio em Portão, que é superavitário, então podem ser utilizados recursos daquele pedágio, mas não gostaria de dizer que não (instalação de outro pedágio), porque uma coisa que ainda pode acontecer", afirmou Bertotto.
A duplicação deve contar com muros de contenção e mirantes e a única mudança de traçado prevista é na Curva da Morte. O trecho deve ganhar um viaduto de 300 metros de comprimento e 35 metros de altura. Durante os estudos, chegou a se cogitar a hipótese da construção de um túnel, mas a ideia foi abandonada devido ao alto custo.
O projeto de duplicação também prevê mudança no trevo de acesso a Alto Feliz. Embora não tenha sido contemplado no projeto funcional, engenheiros da Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, responsável projeto já apontam a necessidade de construção de ruas laterais nos pontos mais urbanizados. O custo total previsto para a obra é de R$ 260 milhões.
No encontro, o Daer também apresentou o projeto de reformulação do entroncamento da RS-453 com a RS-470, em Garibaldi. O trecho é conhecido como trevo da Telasul. Estão previstas duas alças de pista simples. Uma delas terá 364 metros de comprimento e será usada por quem segue no sentido Bento Gonçalves-Farroupilha. A outra, tem 300 metros de comprimento e cruzará a RS-470 no sentido Farroupilha-Carlos Barbosa.
O projeto já contempla a duplicação da RS-453 até Farroupilha, que está em fase de projeto. Para que os viadutos possam ser construídos, também será necessário a duplicação de 3,3 quilômetros no entorno do trevo. O custo total previsto é de R$ 35 milhões e a licitação está prevista para ser lançada até o início de dezembro.
Gaúcha
Licitação para duplicação da RS-122 deve ser lançada no segundo semestre de 2015
Projeto funcional foi apresentado na manhã desta sexta-feira (17) em Farroupilha
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