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Desde o ano passado, o Rio Grande do Sul possui trechos de estradas federais sem dono. São rodovias que eram administradas pela iniciativa privada e que foram devolvidas ao Estado, após o fim dos contratos de concessão. O problema é que o Estado diz que já devolveu as estradas à União. Já a União diz que ainda não recebeu oficialmente todas. Enquanto isso, muitas delas estão abandonadas.
A reportagem da Rádio Gaúcha percorreu alguns desses trechos federais e encontrou rodovias esburacadas, desniveladas, com problemas de sinalização no asfalto, vegetação sem poda nas margens e extintas praças de pedágio que servem de abrigo para andarilhos, além de estarem imundas, depredadas e saqueadas. Na BR-116, trecho de 98 KM, entre Guaíba e Camaquã, diversos tachões que deveriam estar na via, foram encontrados pela reportagem às margens da estrada. Valmir estava parado com sua caminhonete numa borracharia próximo ao acesso a Arambaré.
"A parte que acabou o pedágio, de Guaíba para cá (Camaquã), piorou. Eu estourei o pneu do carro na semana passada ao passar por uma panela (buraco grande)", lembra o motorista.
A unidade móvel da Rádio Gaúcha trafegou os 205 KM da BR-290, entre Eldorado do Sul e Cachoeira do Sul, que anteriormente era concedido à iniciativa privada. Os maiores problemas estão em Eldorado do Sul, Rio Pardo e Pantano Grande. Márcio estava com a carreta estragada bem ao lado do pior trecho que passamos. O local está tão esburacado, que os motoristas se obrigam a reduzir drasticamente a velocidade e passar com o alerta ligado, provocando sérios riscos de acidente.
Além dos buracos, outro flagrante que comprova o abandono das estradas. Tanto na BR-116, quanto na BR-290, as grandes placas da Metrovias com telefones de emergência e preços de pedágio ainda seguem às margens. Detalhe, a concessionária já não administra mais os trechos desde 30 de dezembro de 2013. Ou seja, são quase dois meses sem qualquer manutenção. Em frente ao extinto pedágio de Pantano Grande, na BR-290, encontramos os jovens Douglas e Matheus. Com os rostos pintados de palhaço, fixavam cartazes alertando que a praça está desativada. Matheus lamenta o descaso.
“Tem que acabar com a palhaçada de a rodovia não estar sinalizada. No mínimo dez pessoas pararam aqui no extinto pedágio da BR-290, em Pantano Grande, para pagar a passagem. Isso quase causou cinco acidentes em pouco tempo. Custa tirar essas placas com preços das tarifas?”, questiona Matheus.
Mais um problema a ser resolvido pela União: as extintas praças de pedágio. O conjunto de pequenas casas construídas pela Metrovias ao lado das cabines de cobrança estão completamente abandonadas. Na BR-290, em Eldorado do Sul, as casas da antiga concessionária servem agora de moradias para andarilhos, além de estarem depredadas, saqueadas e imundas. Na mesma rodovia, mais adiante, na antiga praça de pedágio de Pantano Grande, mesma situação. Objetos pessoais e restos de comida indicam a presença de andarilhos. Portas foram arrancadas e vidros foram quebrados. Nos banheiros, pias e vasos foram furtados.
No extinto pedágio da BR-116, em Guaíba, uma solução para amenizar a depredação e os saques foi adotada. Com um pedaço de pau na mão, estava lá o vigilante Roger. Segundo ele, a empresa de segurança que ele trabalha foi contratada para cuidar do local após saques e depredações.
“Aqui já levaram portas, janelas, quebraram vidros e destruíram muita coisa”, conta o vigilante.
Em função do péssimo estado da BR-290, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes decidiu fazer alguns reparos emergenciais, mesmo que a União não tenha recebido oficialmente esse trecho do Governo do Estado. Já a BR-116, entre Guaíba e Camaquã, não há sequer licitação para obras em andamento. A antiga concorrência foi cancelada por problemas no edital, segundo o Blog Estamos em Obras. No ano passado, nesta mesma época (fevereiro de 2013), a reportagem da Rádio Gaúcha percorreu todos os trechos concedidos pelo Estado à Iniciativa privada. A situação das estradas estava bem melhor da que está hoje.
Assista aos vídeos da reportagem:
Falta de manutenção deixa motoristas em risco na BR-290
Buracos, desníveis e falta de sinalização estão entre os problemas da BR-116