O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quinta-feira (28) um novo nome para a sua empresa, que reúne aplicativos como Facebook, Instagram e WhatsApp. Agora, a holding se chamará Meta. O anúncio foi feito no Connect, um evento da empresa sobre realidade virtual.
O objetivo da mudança de marca seria demonstrar o interesse da companhia de não ser mais vinculada apenas à rede social, que seguirá se chamando Facebook, apesar da mudança.
A reformulação da marca é parte dos esforços da empresa para demonstrar o recente foco no desenvolvimento do metaverso, um mundo virtual para replicar espaços da realidade por meio de dispositivos digitais. A companhia já vem desenvolvendo tecnologias como a plataforma Horizon, o ambiente de imersão em realidade virtual que une digitalmente pessoas que estão em espaços físicos diferentes.
Conforme o portal norte-americano The Verge, Zuckerberg justificou a mudança pelo fato de que, segundo ele, o Facebook não engloba totalmente tudo o que a empresa faz agora e ainda está intimamente ligado a um só produto.
— Mas, com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa metaversa — disse Zuckerberg.
Ainda segundo o portal, o novo nome da empresa já está registrado em uma conta no Twitter @meta (cujos tweets estavam protegidos até a publicação desta reportagem) e um site institucional.