Alternativas ao WhatApp e outros aplicativos também têm registrado instabilidade na tarde desta segunda-feira (4). Na plataforma Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, o Telegram registrou um pico de queixas por volta das 15h08min, com 1.135 notificações de problemas para usar o aplicativo. A curva de reclamações caiu, mas, após a queda, começou a variar.
A atualização mais recente — até a publicação desta reportagem —, das 18h23min, mostrava 155 relatórios de problemas. O Telegram chegou a ser o assunto mais comentado do Twitter no Brasil, nesta tarde.
No caso do app, o problema parece ser mais de instabilidade por excesso de usuários do que uma queda generalizada, de acordo com o site do jornal Folha de S. Paulo. O veículo relatou que, pelo Twitter, usuários confirmam que estão conseguindo usar a rede ou que conseguiram voltar a usá-la depois de um tempo. Outros ainda reclamam da falta de acesso. Novos usuários tiveram dificuldade para se cadastrar no aplicativo, devido à demora no envio do SMS para confirmar a veracidade da conta, além de mensagens de erro.
O próprio Twitter também tem apresentado instabilidade. Às 16h26min, chegou a 230 notificações registradas no Downdetector. Na plataforma de monitoramento de problemas, usuários reclamam que o aplicativo apresenta lentidão e falha ao carregar comentários e imagens, por exemplo.
O monitor aponta, ainda, dificuldades em serviços do Google, como Gmail e YouTube. Segundo o site do jornal O Globo, nas redes sociais, usuários também comentaram sobre instabilidade no LinkedIn e no Google Drive, além da plataforma Microsoft Teams.
Em menor quantidade, o Tik Tok também teve problemas na tarde desta segunda-feira. Junto à rede social de vídeos, plataformas como Zoom, Netflix, Discord, Amazon e Amazon Web Services também aparecem com algumas dificuldades, embora com poucos registros de reclamações.
Alguns aplicativos bancários estão inclusos na lista. É o caso do Nubank. Em resposta a um usuário no Twitter, o banco informou que identificou "uma oscilação nos pagamentos de boletos", mas que estava trabalhando para resolver o problema.
As instabilidades nas plataformas começaram a ser relatadas por volta das 12h50min, com WhatsApp, Instagram e Facebook. Desde então, os três aplicativos, pertencentes ao mesmo grupo, estavam fora do ar.