
Um painel realizado no final da tarde desta quinta-feira (10) em um dos palcos do South Summit, em Porto Alegre, detalhou como uma forma inovadora de investimento em mídia pode impulsionar o crescimento de empresas — desde que a estratégia siga regras, como o momento adequado para ser colocada em prática.
O evento reuniu, no espaço Demo Stage, o head de Operações da RBS Ventures, Eduardo Seib, e o CEO da Warren Investimentos, Tito Capitani Gusmão, sob a mediação da comunicadora da RBS Giane Guerra. A conversa esmiuçou as vantagens de uma estratégia chamada media for equity, termo em inglês que pode ser traduzido como "mídia por participação acionária". O conceito envolve a oferta de ações por parte de empresas que desejam expandir a divulgação de suas marcas em troca de espaços em canais de comunicação.
Esse tipo de acordo permite que uma startup possa investir em marketing sem a necessidade de fazer desembolso em dinheiro e, em vez disso, oferecer participação acionária. A medida também possibilita que um grupo de mídia invista em uma companhia ou startup que necessita de maior visibilidade para conquistar mercado sem obrigatoriamente aportar recursos financeiros, utilizando seus espaços de mídia como moeda de troca.
Segundo Seib, essa estratégia é especialmente vantajosa sob certas condições:
— A empresa investida tem de estar em um momento de crescimento, quando a divulgação na mídia vai ajudar a alavancar o negócio.
Esse tipo de acordo foi firmado entre a RBS Ventures e a Warren. Para Tito Gusmão, a parceria inovadora traz diferentes vantagens.
— Em segmentos como o de serviços, em que a pessoa não compra por impulso, mas por confiança, construir marca via mídia tradicional é fundamental — diz o CEO da Warren, empresa que ajuda clientes a investir.
Gusmão acrescenta que a media for equity apresenta diferenças significativas em relação ao aporte tradicional de recursos monetários em propaganda:
— Quando você dá dinheiro (por publicidade), é uma relação comercial. Quando dá participação, é uma parceria.
Eduardo Seib observa que, por meio dessa cooperação, as duas empresas atuam de forma coordenada — o que potencializa os resultados.
— Você tem um grupo de mídia ajudando a tomar a melhor decisão, analisar quais os principais desafios, criar uma estratégia conjunta e acompanhar a execução — esclarece Seib.
O head de Operações acrescentou que a RBS Ventures dá preferência a determinados perfis de empresas em ascensão para firmar acordos envolvendo equity, levando em conta os modelos de negócio com mais chance de se beneficiar da parceria.
— Procuramos empresas que façam algo diferente e que terão uma vantagem competitiva para construir marca ou abrir mercado — concluiu Seib.