As primeiras horas de liberação das guias para pagamento do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo de Porto Alegre resultaram na emissão de 54.749 vias, tanto via digital quanto impressas. O dado é da Secretaria Municipal da Fazenda e se refere ao período da meia-noite até as 12h30min desta terça-feira (2). O primeiro dia foi marcado por filas na loja Atendimento da Fazenda, localizada na Travessa Mario Cinco Paus, no Centro Histórico, em razão da falta de energia elétrica que atingiu parte da região.
No local, foram realizados 267 atendimentos até as 12h30min. Sobretudo idosos buscavam a cópia impressa da guia. Tânia Parra de Souza, 77 anos, disse que optou por ir presencialmente à loja pois, além das guias, buscava informações sobre o valor venal de dois imóveis que possui.
— Cheguei 9h50min e saí meio-dia. Faltou luz, e o pessoal foi para a rua. Eu decidi esperar - diz Tânia.
A Secretaria Municipal da Fazenda reforça que a emissão da guia pode ser feita pelo site da prefeitura (nesse link), pelo aplicativo 156+POA e por WhatsApp, no telefone (51) 3433-0156, opção 4. O documento pode ser pago via Pix ou código de barras.
Os proprietários de imóveis da Capital poderão pagar o IPTU 2024 com o desconto máximo de 11% até 8 de fevereiro.
Falta de luz
Procurada para saber mais sobre a falta de luz no Centro Histórico, a CEEE Equatorial informa que houve o desligamento, nesta manhã, de um transformador da subestação da Avenida Praia de Belas. O equipamento é de responsabilidade da empresa MEZ Transmissora.
A falha ocasionou a interrupção no fornecimento de energia para clientes da região Central de Porto Alegre, que foram gradualmente religados. A CEEE Equatorial destaca que está apurando junto à MEZ as causas do incidente.