A escuta pública para escolher a marca de Porto Alegre foi prorrogada para o dia 30 de janeiro, informou a iniciativa Pacto Alegre, uma das idealizadoras do projeto. A votação ainda pode ser feita por meio do site Marca POA.
Até o último levantamento, foram contabilizados 9.079 votos, sendo que os interessados podem participar mais de uma vez. A escolha de estender a votação tem como objetivo aumentar a participação do público - morador da Capital ou não - na escolha da marca que irá representar a cidade em propagandas, espaços públicos, no mobiliário urbano e até estampada nos ônibus de Porto Alegre.
A divulgação da marca vencedora deve ocorrer em 17 de fevereiro, a tempo de ser lançada antes do aniversário de 250 da cidade, em março. Nessas duas semanas após a votação ser encerrada, o Pacto, com o apoio da prefeitura, irá trabalhar para entregar "surpresas na cidade" com a nova marca estampada. Para tirar as ideias do papel, a iniciativa busca o apoio de patrocinadores.
"Place branding"
O processo criativo das marcas se focou em destacar o perfil colaborativo de Porto Alegre e elevar a autoestima da população. O projeto teve início em 2017, a partir da reunião de escritórios da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign).
Em 2019, a iniciativa passou a integrar o Pacto Alegre, um acordo entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), iniciativa privada, sociedade civil e poder público em favor da inovação e da qualidade de vida na Capital. O objetivo é criar condições para que a cidade transforme-se em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo.
Devido à pandemia de coronavírus, os trabalhos do Marca POA foram interrompidos. O lançamento da votação popular estava previsto, inicialmente, para março do ano passado.