Motoristas de transporte por aplicativo realizam um protesto pelas ruas de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (8), pedindo reajuste de 42% no valor das tarifas. A previsão da organização é de que 150 veículos participem da manifestação.
Um automóvel bastante deteriorado foi colocado em cima de um guincho pelos manifestantes. Segundo os organizadores, ele exemplifica os gastos que são necessários com os carros que rodam por dois anos seguidos.
O grupo deve sair do Largo Zumbi dos Palmares por volta das 8h30min, pegar a Avenida Borges de Medeiros, a Avenida Ipiranga, passar em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), pela Salvador França e fazer um buzinaço em frente à sede da Uber na Avenida Carlos Gomes. A Brigada Militar e a EPTC acompanham a carreata.
Conforme os motoristas, hoje eles recebem R$ 0,90 por quilômetro rodado. Além disso, relatam que, quando a tarifa é dinâmica, o valor acrescido não é repassado ao condutor.
— O ideal seria recebermos R$ 1,80 por quilômetro rodado. E a posição da Uber nos desagrada. Eles acham que a discussão não deveria ocorrer na Justiça do Trabalho — diz Germano Weschenfelder, 27 anos, do Sindicato dos Motoristas por Aplicativo de Estado, Simtrap-RS.
Após duas reuniões entre a empresa e os motoristas no TRT, se encerra nesta terça o prazo para a Uber decidir se segue na mediação. A empresa se manifestou por meio de nota enviada a GZH; leia a íntegra:
"GANHOS
Desde janeiro, os parceiros da Uber que dirigiram entre 40 e 50 horas por semana na cidade de Porto Alegre receberam, em média, R$ 1.240 por semana.
É importante lembrar que os ganhos dos parceiros da Uber são bem particulares, porque são muitas as variáveis em jogo, já que cada um escolhe como quer usar a plataforma. Por exemplo, como os parceiros da Uber são livres pra decidir em quais dias e horários dirigir, quem dirige em dias e horários de maior movimento tem uma maior chance de ganhos por causa do preço dinâmico.
Também é importante lembrar que o cálculo dos ganhos dos parceiros da Uber não leva em consideração apenas as estimativas de distância e de tempo. Também são levados em consideração o preço-base, a distância entre o motorista e o usuário e o preço dinâmico (quando há).
DINÂMICO
O sistema de preço dinâmico que está sendo testado em Porto Alegre há duas semanas não foi criado para ter nenhum impacto nos ganhos dos motoristas parceiros da Uber. Nos testes realizados de março a maio em outras cidades brasileiras, a Uber observou que os parceiros que usaram esse novo sistema ganharam a mesma coisa ou mais do que os que usaram os multiplicadores.
Também é importante destacar que o valor da viagem é, sim, atualizado para mais ou para menos sempre que há uma mudança relevante nas estimativas iniciais de duração e de distância."