
Terminou sem acordo reunião realizada nesta quarta-feira (4) entre representantes da prefeitura de Porto Alegre e a diretoria da Cootravipa, cooperativa terceirizada que presta serviços ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Conforme o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, outras reuniões buscarão solução para o atraso no pagamento à cooperativa.
Os serviços de coleta seletiva e limpeza de praças e parques foram suspensos nesta quarta-feira. De acordo com a presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula, não há como retomar os trabalhos até a quitação das parcelas em atraso:
— Os trabalhadores não têm como retomar as atividades. Não temos sequer dinheiro para colocar diesel nos caminhões. Não temos dinheiro para pagar nossos fornecedores.
A prefeitura admite atrasado de R$ 1,63 milhão, referente a parcelas de agosto, que venceram em 28 de setembro. A Cootravipa afirma que a situação se tornou insustentável, porque não há capital de giro. Ainda há um passivo de 2016, no valor de R$ 4,70 milhões.
Os demais serviços do DMLU seguem normalmente, como a coleta domiciliar de lixo orgânico.