Dos mais de 2 mil processos que são encaminhados mensalmente para a prefeitura de Porto Alegre requerendo o laudo de proteção contra incêndio, aproximadamente 800 são aprovados e repassados aos Bombeiros. A maior dificuldade, de acordo com a administração municipal, é que os proprietários dos imóveis demoram para providenciar as adequações necessárias para obtenção da documentação.
Ao todo, quatro profissionais trabalham na emissão destes laudos. Eles se revezam na análise e vistoria dos prédios. As construções, públicas ou privadas, com mais de cinco anos de uso, precisam ter essa documentação em dia com a prefeitura. Se não o fizerem, podem ser notificadas ou autuadas.
Outra dificuldade encontrada pela prefeitura é a desordem dentro do setor de protocolo. Mais de 1,5 mil processos, que são na maior parte pedidos de vistoria de habite-se, cópias de processo de alteração de imóveis e projetos de licenciamento de obras, estão represados no local. Os mais antigos datam de fevereiro.
Até o final do mês, o protocolo ganhará outro endereço. Passará a funcionar na avenida Siqueira Campos. A mudança permitirá uma maior organização da documentação. A previsão é que até outubro seja possível acabar com o passivo.
Gaúcha
Menos da metade dos laudos contra incêndio recebidos pela Prefeitura de Porto Alegre são encaminhados aos Bombeiros
Outra dificuldade encontrada é a desordem dentro do setor de Protocolo
Jocimar Farina
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