A humanização das propostas, dando rosto e voz aos problemas da cidade, será o eixo central da propaganda de rádio e TV de Maria do Rosário (PT) no segundo turno da eleição à prefeitura de Porto Alegre. A partir desta sexta-feira (11), dispondo do mesmo tempo de mídia que Sebastião Melo (MDB), Rosário pretende desenvolver melhor seus temas prioritários, além de explorar o que considera fragilidades do adversário, como as denúncias de corrupção na prefeitura e a aliança com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Enquanto Melo dispunha de 5min36s de programa no primeiro turno, Rosário tinha 2min19s. O prefeito ainda exibiu 1.650 inserções de 30 segundos cada, ante 686 da petista. Agora, todo dia ambos terão dois blocos de cinco minutos, além de 25 comerciais.
Com mais tempo para detalhar cada assunto, a ideia é trazer a população para a propaganda, com depoimentos de quem enfrenta deficiências nos serviços públicos. Outro incremento será uma liberdade maior para Rosário dar um enfoque pessoal a cada fala.
— Não vamos mais só falar em abrir quatro policlínicas. Vamos mostrar pessoas que receberam telefonema para exame quando já era tarde demais. Também vou ter mais coração. A Maria vai incrementar cada proposta com a experiência dela de mulher, mãe e professora. Ela conta melhor a história e isso gera empatia — afirma o marqueteiro da campanha, Halley Arrais.
Com o desafio de praticamente dobrar os 26% dos votos obtidos no primeiro turno, Rosário também irá elevar o tom das críticas. A candidata vai repetir com mais ênfase as denúncias de corrupção na Secretaria de Educação, no Departamento Municipal de Água e Esgotos e no Hospital da Restinga, salientando melhorias que poderiam ser feitas pelo governo com o dinheiro supostamente desviado.
Outro foco será a vinculação de Melo com Bolsonaro, personagem ausente da campanha do emedebista. O comitê ainda estuda a forma de trazer Bolsonaro para eleição, mas o objetivo é buscar o eleitor que votou no presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022 e agora optou por Melo.
A vinda de Lula a Capital, na próxima semana, na reabertura do aeroporto Salgado Filho, também será aproveitada para gravação de uma participação na propaganda.
— Estou ansioso por essa visita — diz Halley.
Os programas
Serão veiculados entre 11 e 25 de outubro.
- Os programas terão 10 minutos de duração, divididos igualmente entre os candidatos à prefeitura que disputam o segundo turno. Eles serão exibidos de segundas a sábados. No rádio, das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min. Na TV, das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min.
- As inserções dos candidatos serão veiculadas todos os dias. O tempo total disponível é de 25 minutos por dia, dividido igualitariamente entre os dois candidatos – são 12 minutos e 30 segundos para cada. As campanhas podem escolher se usarão seus tempos para inserções de 30 segundos ou de 1 minuto.
- No segundo turno, serão 13 dias de exibição de programas de 10 minutos e 15 dias de veiculação de inserções curtas.