Para verificar o que mudou na rotina de quem utiliza o transporte coletivo, o Pioneiro testou os ônibus antes e após a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias), simulando o trajeto de alguém que precisaria atravessar a cidade, saindo de uma parada na Rua Carlos Debastiani, próximo à igreja do bairro Desvio Rizzo, e seguindo até o último ponto do bairro Planalto.
O teste foi feito em horários de grande movimento. Em geral, após o sistema começar a funcionar, o ganho de tempo foi de cerca de 10 minutos a menos para completar o mesmo trajeto. Manoel Marrachinho, secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, afirma que este era o resultado esperado para esta situação, envolvendo duas linhas alimentadoras e uma troncal.
– A nossa expectativa era um ganho de tempo de 10% por volta e isso nos possibilita, sem aumentar a frota, aumentar a frequência dentro do bairro – afirma.
Segundo ele, a frequência do ônibus no Rizzo, que antes tinha intervalos de 16 minutos, agora passou para cinco a 10 minutos. Já na linha do Planalto, em vez de os coletivos circularem a cada 30 minutos, o tempo teria caído para 20 minutos. Em cinco das seis viagens realizadas pela reportagem, os ônibus não demoraram a chegar, não estavam lotados e havia lugar para sentar.
No entanto, na última segunda-feira, dia 25, foi necessário aguardar 28 minutos pelo ônibus do bairro Desvio Rizzo, que passou na parada do bairro às 13h48min muito lotado. A estudante Luciana Lima Silveira, 27 anos, que realiza este trajeto diariamente, desaprovou a alteração na rotina.
– Para mim ficou ruim, porque agora eu preciso pegar três ônibus para ir para casa e tem dias que o ônibus do bairro demora para chegar na estação. No sábado em que o sistema começou a operar, eu saí do trabalho às 16h20min e cheguei em casa só às 18h – conta, afirmando que o ponto positivo é que o ônibus tem circulado mais vazio.
Outros usuários apontaram como vantagem o fato de não ser necessário ficar tanto tempo esperando pelo ônibus no Centro, que não consideram seguro, ainda que precisem esperar alguns minutos dentro da estação de integração.
Pesquisa aponta grau de satisfação dos passageiros
Os testes feitos pelo Pioneiro vem de encontro aos resultados de uma pesquisa divulgada nesta semana pela Associação dos Usuários de Transporte de Passageiros (Assutran). Entre os pontos que chamam atenção estão o fato de 68% dos entrevistados (9.520 pessoas) estarem descontentes com a pontualidade do transporte e 66% insatisfeitas com o tempo das viagens (9.240 pessoas).
Também chama atenção que 74% dos ouvidos reclamam do valor da tarifa, que hoje custa r$ 3,40. A pesquisa, realizada entre 17 de março e 18 de abril, com objetivo avaliar a qualidade do transporte na cidade, consultou 14 mil usuários de ônibus com mais de 16 anos.
Entre os pontos positivos, aparecem a limpeza e conservação dos coletivos e o atendimento de motoristas e cobradores. Cerca de 79% dos entrevistados também disse acreditar que o SIM Caxias irá melhorar o sistema de transporte na cidade.
– A pontualidade é o que justifica a implantação do SIM Caxias, mas ele não se propõe a ser um projeto de redução de tarifa. Temos certeza de que o valor é um inibidor para a utilização, mas tem algumas coisas que podemos fazer para reduzir o impacto dos aumentos. Com o novo modelo de operação, estamos otimizando o transporte e isso tudo influencia no peso da tarifa – justifica o secretário de Transportes, Manoel Marrachinho.
Segundo Marinez Pegoraro, presidente da Assutran, a expectativa é que o SIM traga benefícios para a população que utiliza o transporte coletivo, especialmente nas questões de horário, tanto em tempo de espera, quanto na agilidade para chegar ao destino. Por isso, a instituição, que normalmente realiza uma pesquisa a cada ano, já prepara nova edição para dezembro deste ano.
– Tudo que é novo assusta um pouco e, até acostumar, leva um tempo. Estamos cobrando da prefeitura maior divulgação nas paradas de ônibus, para poder auxiliar mais os usuários. Mas só vai ser possível avaliar quando todo o sistema estiver em operação – afirma Marinez, destacando ainda que é preciso lembrar dos outros pontos da cidade que também precisam de melhorias e que não fazem parte do SIM Caxias.
– São bairros que têm muitos usuários e também apresentam dificuldades, como o Serrano, por exemplo.
PRINCIPAIS SUGESTÕES DOS USUÁRIOS
:: Que o dia do passe livre seja em um dia de semana;
:: Tarifa com valor mais acessível aos fins de semana;
:: Maior controle das gratuidades para idosos de 60 a 65 anos;
:: Manutenção e melhorias nas paradas;
:: Disponibilização de mais ônibus articulados nos horários de pico;
:: Melhor organização dos ônibus de modo que não passem todos no mesmo horário;
:: Mais empresas prestando serviço de transporte;
:: Crias alternativas para reduzir o valor da tarifa;
:: Mais cuidado dos motoristas quanto à velocidade, freadas e arrancadas bruscas