Pouco mais de um ano após dois deslizamentos interromperem parcialmente o trânsito no km 4 da RS-486 (Rota do Sol), em Itati, o governo do Estado autorizou a construção de uma contenção na encosta e a remoção das pedras que seguem sobre a pista. A ordem de início foi assinada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) nesta segunda-feira (16) e a expectativa é de que o trabalho comece em até duas semanas.
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A nova contenção será construída pela construtora Toniolo Busnello por meio de um aditivo de contrato. A empresa é foi a responsável pela fixação das barreiras na época da construção da estrada e mantinha um contrato de manutenção das estruturas. A encosta irá receber telas especiais fixadas por tirantes (espécie de barras de ferro fixadas na rocha). Antes disso, contudo, as pedras que interrompem o tráfego na pista de descida da Serra serão removidas. O material permaneceu sobre a rodovia desde o deslizamento sob a justificativa de que criaria uma barreira de proteção aos condutores em caso de queda de novas pedras. Com a construção da contenção, o risco imediato de deslizamento deve ser eliminado.
— As maiores rochas precisam passar por um processo de fragmentação chamado de desmonte a frio. São realizadas perfurações e se coloca uma argamassa, que após alguns dias expande e quebra a pedra. Como é uma área sensível ambientalmente, não é possível qualquer detonação. Nossa linha de trabalho vai ser desbloquear o quanto antes, mas vai ter alguns dias que vai ser necessário alguma interrupção parcial — explica o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.
Segundo ele, a demora para o início da recuperação ocorreu também devido à dificuldade de se elaborar o orçamento de alguns itens do projeto. O motivo é que há poucas empresas especializadas no assunto. O projeto em si foi concluído apenas no fim de 2019
As restrições no trecho ocorreram após duas quedas de barreira em um intervalo de 11 dias. A primeira foi no dia 22 de maio de 2019. Desde então, o tráfego é permitido nas duas faixas projetadas originalmente para a subida da Serra. Uma delas, porém, está destinada ao sentido contrário, o que contribui para congestionamentos em períodos de maior movimento.
Ao todo, as obras têm custo previsto de R$ 3 milhões, com recursos já garantidos no orçamento. A expectativa é de que a nova contenção seja concluída no segundo semestre.