O cercamento eletrônico em fase de implantação em Farroupilha será ativado sem a função de autuar os motoristas que excederem o limite de velocidade ao passar pelos pontos de leitura, em todos os acessos da cidade. Os equipamentos, em instalação desde o fim do ano passado, terão um sistema de leitura das placas dos veículos a fim de identificar irregularidades, como um carro roubado, por exemplo. Uma vez identificado, um software gera um alerta automático para as forças de segurança, que podem realizar a abordagem do veículo.
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De acordo com o secretário de Gestão e Desenvolvimento Humano, João Sarate, o objetivo é discutir com a comunidade a possível ativação do sistema de fiscalização de velocidade, embora os equipamentos estejam preparados para isso. Por enquanto, não está definido se a função será adotada em algum momento.
— O objetivo do sistema é fazer o controle de entrada e saída de veículos da cidade — destaca o secretário.
O cercamento eletrônico de Farroupilha é composto por 19 leitores em oito pontos de acesso à cidade. Segundo Sarate, parte deles já teve a instalação finalizada. Em outros, porém, ainda é necessário realizar a instalação elétrica. A expectativa é de que o sistema comece a operar entre o fim de março e a metade de abril, embora o contrato com a empresa que opera os equipamentos permita o início até junho. Outra pendência a ser resolvida é o reforço na sinalização, que depende de autorização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Os dados captados pelas câmeras serão enviados para uma central de operações, que vai ficar no prédio da antiga delegacia da Polícia Civil, no bairro Vicentina. O espaço está na fase final de reformas para receber os equipamentos e os servidores do municípios que atuarão no monitoramento.
Como a prefeitura de Farroupilha aderiu ao Sistema Integrado de Municípios (SIM) para a implantação do cercamento, as informações serão compartilhadas com o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Isso vai permitir acessar informações das forças de todos os municípios integrantes do SIM e do próprio governo do Estado, aumentando a eficácia do sistema. De acordo com Sarate, o sistema reduziu entre 30% e 40% a criminalidade em cidades onde foi implantado.
— Vamos compartilhar essas informações e os agentes vão poder tomar as iniciativas — afirma Sarate.
O cercamento eletrônico de Farroupilha integra um pacote que contempla ainda a implantação de 75 câmeras de vigilância do patrimônio, 10 câmeras que permitem zoom e inclinação, quatro câmeras de reconhecimento facial e semáforos inteligentes. Além de ajustar o tempo automaticamente de acordo com o fluxo, as sinaleiras também terão a capacidade de autuar motoristas que furam o sinal vermelho ou param sobre a faixa de segurança. Segundo Sarate, as autuações também não serão ativadas em um primeiro momento, mas a intenção é, sim, ativar no futuro, após processos de discussão com a comunidade e educação dos motoristas, além de período de adaptação.
— O objetivo é fazer a gestão inteligente dos tempos para gerar a onda verde para que a cidade não pare. Em um primeiro momento o ajuste será manual, por meio de um aplicativo. Em um segundo momento serão instaladas as câmeras que farão a contagem do tráfego e, em um terceiro momento, se discutem as autuações. A lei existe para ser cumprida. O que é certo é certo, independente de alguém estar olhando — finaliza Sarate.