![Porthus Junior / Agencia RBS Porthus Junior / Agencia RBS](http://zh.rbsdirect.com.br/imagesrc/22995856.jpg?w=700)
Acionada após receber denúncias de irregularidades, a equipe de fiscalização da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul vistoriou ônibus do transporte coletivo urbano no mês passado e não encontrou problemas significativos nas abordagens. Infiltrados em alguns veículos, os fiscais analisaram o cumprimento de horários e o trajeto utilizado, além de ficarem atentos a qualquer situação que pudesse comprometer a segurança dos passageiros.
Leia mais
Áreas com falha de sinal prejudicam fiscalização do estacionamento rotativo em Caxias
Terceira edição do Sonho de Patrick ajudará entidades de Caxias do Sul
Apesar do resultado ser considerado positivo, a prefeitura já prepara ações para qualificar o transporte público através de estratégias de fiscalização e no recebimento das denúncias. Conforme o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, os relatórios apontaram problemas bem pontuais e em pequena quantidade: em apenas uma linha, a que percorre o bairro Fátima (L20), a equipe identificou que a cada quatro voltas, uma não era realizada. Ou seja, 25% do percurso não era percorrido, fazendo com que os moradores daquela região ficassem sem transporte em determinados horários. O problema será encaminhado à Viação Santa Tereza (Visate), que receberá um prazo para adequar o serviço.
– Não tínhamos fiscais disponíveis para colocar em todas as linhas e em vários horários. Talvez por isso, não tivemos um resultado volumoso. Porém, com o número de reclamações que chegam até nós, ainda há necessidade de ampliar a fiscalização e tentar chegar, de fato, no problema denunciado pelos usuários –explica.
"Alô, Caxias" receberá as queixas
Entre as ações previstas para avaliar de forma mais efetiva o transporte coletivo, a secretaria planeja direcionar as reclamações ao "Alô, Caxias", canal da prefeitura que concentra todo tipo de problemas e pendências relacionadas ao serviço público. Porém, para isso acontecer, ainda é preciso finalizar o processo de capacitação dos atendentes, já que esta será uma nova atribuição.
– O que observamos com mais clareza depois da fiscalização é que a população tem apenas um canal para fazer as reclamações, e esse meio é diretamente ligado à concessionária do transporte. No meu entendimento, isso não está certo e, por isso, estamos buscando formas para direcionar as pendências ao canal da prefeitura – explica Soares.
O objetivo principal é incentivar os usuários a assumirem o papel de fiscais, fazendo com que o problema chegue de forma detalhada à secretaria. Com informações sobre quais linhas apresentam falhas, horários e qual a frequência, será possível montar estratégias mais efetivas. Além disso, o secretário também deve solicitar o acesso ao gerenciamento de horários e linhas da Visate, com os quais será possível identificar a queima de voltas, possíveis atrasos e outros problemas pontuais.