
Responsável pelo transporte público urbano de Caxias do Sul e alvo de debate durante a campanha eleitoral a prefeito, a Visate afirma que o número de passageiros pagantes diários apresenta novas quedas neste ano, mesmo após a implantação do SIM Caxias. Trata-se do quinto ano seguido de queda, e o maior registrado até então. Os números divulgados até novembro deste ano indicam queda de 16% em relação a todo o ano passado. Isto representa quase 5,9 milhões de passagens a menos até agora. Em comparação a 2011, o déficit é de 12 milhões de passagens. A soma destas estatísticas resulta no prejuízo de R$ 4 milhões ao ano. O cenário se torna ainda mais preocupante diante da série de investimentos da administração municipal para a execução do SIM Caxias, cuja principal missão é atrair ainda mais público para utilizar o sistema de transporte público.
– É alarmante e precisamos mostrar para a população, e para quem é responsável pela manutenção do serviço, que a preocupação é total. A queda que temos aqui em Caxias é a mesma que Porto Alegre e outras grandes cidades estão enfrentando– alerta o diretor superintendente, Fernando Ribeiro.
Estudo da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) estima que o fluxo do transporte urbano no país tenha caído 4,2%. Ribeiro diz que é bastante comum que linhas façam todo o percurso sem um passageiro sequer. A frequência de usuários é ainda menor a partir das 20h, quando as paradas se tornam pontos inseguros diante da onda de criminalidade caxiense. O índice de passageiro por quilômetro de 2016 é de 1,5, considerado bastante baixo para uma cidade com o porte de Caxias - há cinco anos, segundo o diretor, o índice alcançava pelo menos 2.
– Na contramão, nosso custo por quilômetro rodado é de R$ 6. Estamos rodando com pouquíssimos passageiros. Fora do horário de pico, o ônibus fica vazio, e nosso horário de pico é de apenas uma hora– argumenta.
O futuro do transporte público de Caxias passará ainda pelas mãos do futuro prefeito Daniel Guerra (PRB). Nenhum contato entre o gestor eleito e a empresa foi feito, mas sabe-se que o nome eleito por Guerra para a transição é Walter Cruz, ex-Marcopolo. Por meio da assessoria de imprensa, Guerra disse que as planilhas da Visate serão examinadas, conforme promessa de campanha. A partir daí será discutida a prestação do serviço, o desempenho econômico da concessionária e a opinião dos usuários.
_ Mas é preciso assumir para ter a real dimensão dessa situação_ alega.
OS NÚMEROS
:: De 1º de janeiro até o fim de novembro, 31.201.007 usuários pagantes passaram pelos ônibus da Visate.
:: No ano passado, foram 37.178.909 usuários pagantes, apresentando queda de 16,08% até agora.
:: As gratuidades, no entanto, cresceram 29,58% em relação ao ano passado. São 13.585.818 beneficiários que usaram os ônibus da Visate. Sem gratuidade, o valor da passagem poderia se aproximar a R$ 2,50, segundo a versão da Visate.
:: O lucro deste ano opera no negativo: o prejuízo seria de R$ 4 milhões.
:: O índice de passageiro por quilômetro é 1,5.
:: A estimativa da Visate é que o tempo de viagem tenha reduzido em 20 minutos após o surgimento do SIM Caxias
:: Até agora, a empresa faturou R$ 108.511.146,43, queda de 5% em relação ao ano passado.