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Caxias do Sul está a poucos passos de obter a outorga do aeroporto de Vila Oliva. Na terça-feira, o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) recebeu ofício da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) oficializando que o Estado abre mão da exploração do aeroporto. O documento, entregue a Alceu por um representante da SAC, é assinado pelo diretor de outorgas da SAC e pede o envio de documentos para continuar o processo. Na prática, isso significa sinal verde para que o município assuma, em breve, as negociações pelo novo terminal.
O pedido de outorga foi oficializado em agosto. Em reunião em Porto Alegre com o ministro de Aviação Civil, Eliseu Padilha, Alceu entregou ofício solicitando a outorga. Segundo Alceu, o documento foi elaborado atendendo a uma orientação do próprio ministro, que em junho disse que essa seria a melhor forma de viabilizar Vila Oliva, diante da situação do Estado e do país.
O ofício recebido na terça-feira por Alceu, além de confirmar a saída do Estado da negociação, solicita o envio de documentos para dar andamento ao processo de outorga, entre eles, o que determinou a área reservada ao aeroporto como de utilidade pública.
- Eu vejo a cada dia a outorga se consolidando. A prefeitura vai poder tomar a frente da negociação - comemora Alceu.
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Ainda na terça-feira, o prefeito entregou pessoalmente a documentação a um representante da SAC que está em Caxias para acompanhar o Serra em Debate, evento promovido pelo Pioneiro e pela Rádio Gaúcha Serra para debater demandas logísticas da região, dentre elas, o aeroporto de Vila Oliva.
A outorga é esperança de Caxias do Sul para finalmente viabilizar o aeroporto de Vila Oliva, um debate de mais de cerca de cinco anos.
Se concedido o repasse, o município poderá fazer a licitação da contratação da empresa para elaborar o projeto executivo do novo terminal. Paralelo a isso, o Ministério dá andamento ao Estudo de Viabilidade Técnica (EVT).
Alceu concorda que Caxias do Sul deve batalhar por um aeroporto internacional de cargas e passageiros. Para isso, é possível apostar em parcerias público-privadas.
- Com certeza defendo um aeroporto de cargas e passageiros internacional. Mas uma coisa é fazer de cara, outra coisa é fazer em partes. O importante é que a infraestrutura e o projeto todo sejam feitos para o aeroporto internacional de cargas e passageiros, e aí vai desenvolvendo conforme for andando. Ninguém vai investir em Caxias só porque é bonito - argumenta.
Os 445,69 hectares destinados ao futuro aeroporto de Vila Oliva já estão reservados no Plano Diretor de Caxias e assinalados com marcos que delimitam o terreno. A área, na localidade de Tabela, foi definida pelo Estado apenas em 2011, embora as análises tenham começado ainda no início dos anos 2000.