Na segunda etapa do Serra em Debate, realizado nesta quarta-feira em Nova Petrópolis, autoridades discutiram a infraestrutura de transportes na Região das Hortênsias. O evento, realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), foi mediado pelo editor-chefe do jornal Pioneiro, Márcio Serafini, e contou com a participação de líderes regionais.
Ao final, os debatedores definiram como prioridades a duplicação da ERS-235, entre Nova Petrópolis e Gramado, abordada por praticamente todos os convidados, e a construção de um aeroporto em Canela. A busca por um terminal em Vila Oliva não foi descartada.
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Um dos debatedores, o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lídio Nunes, disse que a duplicação da ERS-235 não deve ocorrer a curto ou médio prazo.
O prefeito de Cambará do Sul, Shamberlaen José Silvestre, foi o primeiro a se pronunciar. Entre as demandas citadas por ele estão a ERS-235, o aeroporto de Canela e a possibilidade de municipalização da VRS-865, para que a rodovia possa receber intervenções imediatas. Shamberlaen também lembrou da situação da ERS-115, interditada por causa das chuvas que atingiram a região nas últimas semanas, além de outras rodovias que necessitam de melhorias.
- Uma oportunidade de melhorar o tráfego na Rota do Sol seria o asfaltamento da ERS-427, que ligaria Cambará do Sul com litoral, desafogando sobremaneira a Rota do Sol - completou.
Em seguida, o diretor-presidente da Gramadotur, João Pedro Till ,apontou como demandas o aeroporto (nas Hortênsias ou na Serra), a recuperação de rodovias e comentou de um problema energético:
- Um tema que às vezes passa despercebido é que Gramado e Canela passa por um problema silencioso, nós podemos ter a qualquer momento um colapso de energia elétrica. A linha de transmissão da RGE está saturada.
Depois, quem se pronunciou foi prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hanh. Ele pediu atenção especial para a BR-116. Para Hahn o essencial seria a duplicação do trecho entre Novo Hamburgo e Nova Petrópolis ou mesmo de Picada Café a Nova Petrópolis, mas o prefeito entende que a construção de terceiras pistas entre Picada Café e Nova Petrópolis seria um primeiro passo.
- Imagine se uma ambulância tiver que subir para salvar a vida de alguém - questionou, acrescentando que roçada e sinalização são outros problemas.
O último a se manifestar foi o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lídio Nunes. Ele destacou a previsão de iniciar na próxima semana as obras de reconstrução da ERS-115, entre Gramado e Três Coroas. Ainda nesta sexta, a EGR pretende liberar o tráfego para um veículo por vez.
Embora a ERS-122 não faça parte da região das Hortênsias e ainda esteja sob domínio do Daer, Nunes disse que a EGR trabalha no estudo de viaduto para eliminar a Curva da Morte, em Farroupilha. Ele explicou que legalmente a EGR, que também é estadual, pode atuar em estradas onde tem interesse de investir no futuro.
Entre as manifestações feitas pelo público, ocorreram críticas ao governo do Estado por manter duas entidades, o Daer e a EGR. A filha e a viúva de uma vítima de atropelamento na área urbana da ERS-235, em Nova Petrópolis, também se pronunciaram:
- Estou aqui para que a vida seja preservada, porque passaram 25 anos que meu pai morreram e não fizeram nada - lamentou a filha, Kátia Regina Zummach, 42 anos.
O Serra em Debate é realizado pelo jornal Pioneiro e pela Rádio Gaúcha Serra. A próxima etapa ocorre dia 11 de novembro, em Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra. A primeira foi realizada em setembro, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.
Serra em Debate
ERS-235 e aeroporto estão entre as prioridades para a Região das Hortênsias
Encontro reuniu lideranças em Nova Petrópolis
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