A despeito da baixa de muitos setores, as vinícolas gaúchas celebram o aumento de 4,6% na comercialização no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano anterior. O grande destaque fica para os dois produtos que se tornaram os queridinhos do setor: o suco de uva integral, que cresceu 25%, com a venda de 45,3 milhões de litros, e os espumantes, que tiveram aumento de 22,7%, chegando a 4,9 milhões de litros comercializados no semestre.
Leia todas as últimas notícias do Pioneiro
Quando se consideram apenas os vinhos finos, o volume de comercialização foi 4,3% maior, totalizando 9,1 milhões de litros. Já, nos vinhos de mesa, os números se mantiveram estáveis, com a venda de 90,7 milhões ante os 90,8 milhões no ano anterior. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) nesta segunda-feira apontam para uma retomada após um 2014 fraco. O setor teve uma redução de 0,18% no total global de vendas em 2014 na comparação com o ano anterior no Rio Grande do Sul.
A Vinícola Salton, de Bento Gonçalves, é uma das que viu o faturamento crescer nesses primeiros seis meses de 2015. Conforme o presidente da empresa, Daniel Salton, as vendas aumentaram 7% no período. O executivo lembra que o segundo semestre é o de maior volume de vendas para o setor, o que indica que o ano deve ter resultados positivos. Salton avalia que, além da divulgação maior dos vinhos nacionais, a alta do dólar fez com que o consumidor brasileiro mudasse hábitos.
- A alta do dólar prejudica alguns setores. Mas, para nós, o movimento é contrário. O vinho importado tende a subir, encarecendo o valor, e aí, o vinho nacional fica com um preço bem competitivo. A qualidade do vinho e a melhoria dos produtos nos últimos 15 anos têm dado competividade ao setor. Os consumidores estão aprovando e entendendo o trabalho que as vinícolas têm feito para melhorar os produtos - avalia o presidente da Salton.
Esse entendimento é corroborado pelo número de importações, que caiu 1,9% no primeiro semestre.
Comercialização
Espumantes e sucos registram alta nas vendas de mais de 20% no semestre
Setor vitivinícola teve crescimento de 4,6%
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: