
Em Brasília, representantes da prefeitura e de empresários de Caxias do Sul ouviram do ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Eliseu Padilha, que o governo está convencido de que aeroporto de Vila Oliva é viável. Apesar disso, uma das principais reivindicações, o transporte de cargas, não está garantido. O governo ainda estuda como será a operação do terminal. O encontro ocorreu nesta terça-feira.
Em janeiro, Padilha gerou uma polêmica ao declarar que o aeroporto de Vila Oliva será apenas para passageiros. Para convencer o governo, a comitiva caxiense apresentou dados sobre a necessidade de que o terminal ofereça a possibilidade de transporte de cargas. O dossiê elaborado pela CIC mostra que das 3 milhões de toneladas de produto movimentadas por Caxias do Sul ao ano, 30% poderiam ser levadas via aérea, o que não acontece devido à logística atual.
Além disso, aponta que 8% do que é produzido no município é enviado para o exterior e 65% tem como destino outros Estados do país. Em valores, o volume de cargas embarcado em Caxias representa um faturamento de US$ 20 bilhões por ano. Outro aspecto abordado foi a deficiência do Estado em relação a aeroportos internacionais. O diretor de Infraestrutura da CIC, Nelson Sbabo, destaca que o Rio Grande do Sul tem um terminal aeroportuário com esse status enquanto Santa Catarina e Paraná têm cinco cada.