Bento Gonçalves e Caxias do Sul seguiram o movimento do Estado no cumprimento de metas do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Considerando as escolas públicas, os dois municípios superaram os objetivos de 2013 em relação às notas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, do 1º ao 5º ano. Por outro lado, ficaram abaixo do estabelecido para os anos finais, que correspondem do 6º ao 9º ano.
Nas duas maiores cidades da Serra, embora as turmas das séries iniciais tenham batido as metas, não houve avanços em relação ao último processo de avaliação. Em 2011, a rede pública de Caxias do Sul obteve média de 5.7 nesta categoria. O número se repetiu em 2013. Quanto aos anos finais, a cidade já não havia cumprido a meta em 2011 e manteve a pontuação em 4.5. Em Bento Gonçalves, as séries iniciais chegaram à nota 6.0 em 2011, que se repetiu dois anos depois. Já as séries finais regrediram com notas que foram de 4.5 para 4.2.
A professora Flavia Fernanda Costa, coordenadora pedagógica da pró-reitoria da UCS, considera que as dificuldades em atingir metas nas séries finais faz parte de um cenário que se desenhou ao longo dos últimos anos. Segundo ela, os maiores investimentos foram destinados a políticas públicas e estudos sobre as séries iniciais em detrimento de pesquisas sobre desenvolvimento do processo de aprendizagem nos anos finais.
- No que se refere às séries finais, primeiro temos que entender que é uma realidade na educação que se diferencia pela sua organização curricular. É um professor para cada série, esse aluno está em um momento transitório do seu desenvolvimento. Então, o olhar do professor tem de ser diferenciado para este momento e, muitas vezes, o professor não tem condições e formação adequada para dar conta desse período do processo de aprendizagem - diz.
Educação
Caxias do Sul e Bento Gonçalves não atingem metas para séries finais do Ensino Fundamental no Ideb
Além disso, os dois maiores municípios da Serra deixaram de avançar nos anos iniciais
Flavia Noal
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