Por volta das 18h desta segunda-feira, mais de 100 pessoas convocadas pela Seguradora Líder para serem submetidas a perícia médica enfrentavam horas de espera, no frio, sem acesso a água e comida, em Caxias do Sul.
Muitas, como Neli da Conceição Negrini, 51 anos, estavam esperando há mais de 10 horas o atendimento para receber a indenização do seguro DPVAT, o seguro obrigatório pago junto com o licenciamento do veículo. O grupo esperava em um prédio anexo ao Hotel Bela Vista, no bairro Ana Rech.
Moradora de Palmitinhos, cidade gaúcha próxima à divisa com Santa Catarina, Neli saiu de casa à meia-noite de domingo. Conforme agendamento prévio feito pela seguradora, ela deveria ser atendida às 8h.
- Eles distribuíram umas senhas em uma folha de papel, mas tinha vários números iguais. Est[a um caos aqui, estou sem almoçar, sem comer nada desde a manhã. Está tudo fechado porque parece que aqui é feriado hoje (em Caxias, 26 de maio é feriado de Nossa Senhora de Caravaggio). Não sei até que horas vamos aguentar - disse Neli, que sofreu um acidente de moto há quatro meses.
Dona Yara Sanches Machado, 66 anos, vítima de um acidente envolvendo um ônibus que voltava do Paraguai, em Passo Fundo, em novembro do ano passado, também esperava desde cedo. Apesar da idade e de ter passado três meses em coma na UTI, as duas clavículas e algumas costelas quebradas, a idosa não recebeu nenhum atendimento preferencial. Pelo contrário, se amontoava junto com outras dezenas em um pequeno corredor.
- Isso é uma falta de respeito com a gente. Há pessoas usando muleta, de cadeira de rodas, ainda se recuperando dos ferimentos aqui. Não tem um lugar sequer para a gente comprar algo para comer. Tratam a gente com desdém, distribuíram fichas num pedaço de papel, escrito à mão. Sem contar que tinha vários números iguais - reclama Adriana Moraes, que acompanhava dona Yara.
Conforme Adriana, diversas pessoas acabaram indo embora antes de serem atendidas em função da longa e penosa espera.
O médico e os organizadores da inspeção não quiseram falar com o Pioneiro e disseram que apenas a assessoria de imprensa da seguradora poderia se posicionar sobre o caso. Um deles, no entanto, afirmou que um dos motivos da demora é que além da perícia médica, todos os casos estavam sendo submetidos a auditoria, procedimento que investiga supostas irregularidades na concessão do benefício.
Despachantes que trabalham com o seguro DPVAT e que também aguardavam no local disseram informalmente que os auditores costumam ir até a casa da pessoa interessada em receber o seguro, quando é necessário e que esta seria a primeira vez que os casos são auditados em conjunto com a perícia.
O Pioneiro tentou contato com a assessoria da Líder às 19h48min, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
Atendimento
Fila para realizar perícia do seguro DPVAT faz pessoas esperarem no frio e sem comida por mais de 10 horas em Caxias do Sul
Perícia foi agendada pela Seguradora Líder em hotel no bairro Ana Rech
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