A proposta de modernizar os ambientes educacionais e oportunizar ao docente o acesso a novas tecnologias é considerado um passo importante pelas escolas. O Estado, inclusive, avançou com a distribuição dos tablets em abril deste ano. No entanto, opinam professores, ainda é necessário suporte para que o uso do aparelho dê certo.
Professores relatam que sem internet de qualidade fica impossível utilizar o aparelho em sala de aula. Laurinha de Oliveira, professora de Literatura no Instituto Cristóvão de Mendoza, disse que, até hoje, conseguiu utilizar apenas a câmera do tablet para fazer a filmagem de uma contação de histórias dos alunos. Professora de português e literatura da Escola Estadual de Ensino Médio Irmão José Otão, Tatiane Molon, concorda que o sinal fraco da internet é o maior problema.
- É uma nova tecnologia e temos que usar para melhorar o desempenho de professores e alunos. Mas aqui, onde só meia dúzia de professores ganharam o tablet, se todos conectarem ao mesmo tempo, fica lento ou a conexão cai. Teria que melhorar o sinal -relatou a professora.
A coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Márcia Buffon Machado, explica que a banda larga nas escolas estaduais é de dois megabytes (2.0 MB), e que um projeto de ampliação será enviado à Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
- O professor pode fazer uso do equipamento de modo que melhore sua prática com os alunos. Essa melhoria pode acontecer pela utilização de seus conhecimentos a partir de estudos realizados com o auxílio da tecnologia, leitura de e-books, cursos na modalidade à distância, com o diálogo com seus pares em discussões em fóruns online, ou mesmo com o uso de alguma aplicativo específico.
Educação
Uso dos tablets distribuídos pelo Estado ainda é limitado em Caxias do Sul
Professores relatam que internet de má qualidade, inviabiliza utilização em sala de aula
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