Desde março, professores da rede municipal estão envolvidos na elaboração das novas diretrizes da proposta pedagógica e do regimento escolar em Caxias do Sul. Esses dois documentos nortearão a educação na cidade a partir de 2013.
O processo iniciou-se com atividades de formação e seguiu com a sugestão de que as escolas diagnosticassem seu entorno, a fim de conhecer melhor a realidade social, econômica e histórica. A rede municipal conta com 85 instituições de ensino, cerca de 40 mil alunos e quase 3 mil professores.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Glaucia Helena Gomes, antecipa que, a partir do diagnóstico realizado pelas instituições de ensino, já dá para saber quais são os anseios mais marcantes da comunidade. Entre eles, estão a conservação de uma certa qualidade do ensino e a manutenção crescente do desenvolvimento.
- A questão social está batendo à porta da educação - afirma.
Diretora da Escola Basílio Tcacenco, no bairro Esplanada, Márcia Gomes Magarin, reconhece a importância do esforço conjunto entre a escola e a comunidade na qual está inserida. No calendário desde ano, foram destinados três momentos para essa discussão.
- A partir do instante que se faz uma proposta voltada à comunidade, planeja-se de acordo com o que a realidade precisa - afirma Márcia, que recebeu 670 questionários respondidos sobre a situação socioeconômica e cultural dos estudantes e suas famílias.
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Tríssia Ordovás Sartori
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