As escolas estaduais de Caxias do Sul estão aprendendo a lidar com o novo ensino médio na prática.
Implantado em 2012 nos primeiros anos, o chamado ensino médio politécnico ainda gera dúvidas. Todos os colégios já seguem as mudanças, mesmo com as incertezas.
As principais transformações foram a inclusão de uma nova disciplina, a de Seminário Integrado, e a ampliação da carga horária em 200 horas a cada ano.
A reestruturação curricular avança para os segundos anos em 2013 e terceiros em 2014.
O objetivo da alteração é deter o índice de evasão e reprovação escolar.
A nova disciplina não tem um plano de estudo. O plano é o que guia os professores sobre quais conteúdos eles devem repassar aos alunos.
As primeiras informações recebidas pelas escolas estaduais sobre o Seminário Integrado foram vagas. Em tese, na nova disciplina, o estudante aprenderá a pesquisar. As aulas são presenciais e a distância.
Os professores da Escola Cavalheiro Aristides Germani desenvolvem a nova disciplina na intuição. Mesmo assim, estão obtendo bons resultados. No sábado, 98 trabalhos produzidos pelos estudantes no primeiro semestre de aula foram apresentados durante a 1ª Mostra Tecnológica e Científica da escola.
Da cabeça dos alunos, orientados pelos professores, sugiram pesquisas inusitadas: carregador de celular movido a caminhadas (dispositivo fica dentro de um tênis e é carregado pela energia produzida pelo movimento), caneca que se mantém aquecida por um microprocessador e óleo de cozinha usado, sacola biodegradável de fibra de coco, limpador de vaso sanitário, repositor de papel higiênico, entre outras inovações tecnológicas.
Também pesquisaram o comportamento humano, como por exemplo, como se portam os passageiros do transporte coletivo e sobre a homofobia na cidade.
A escola foi além da determinação da Secretaria da Educação do Estado: não só os primeiros anos estão pesquisando. Os segundos e terceiros também, embora não dentro da nova disciplina.
A proposta é integrar as áreas de ensino e estimular a autonomia, conforme a professora Jane Lazzari. Segundo a professora Izequiela Franceschet, os alunos foram avaliados pela apresentação oral, os diários de campo, a pasta bibliográfica, o relatório final da pesquisa, a inovação, a aplicabilidade, entre outros aspectos. Mas nota mesmo eles ainda não têm, porque há dúvidas de como ocorrerá esse processo.
No segundo semestre, os alunos devem continuar pesquisando: aprimorando seus inventos ou elaborando novos.
Nas próximas aulas, a professora Andréa de Oliveira vai pedir que os estudantes preparem um relatório com os pontos positivos e negativos da mostra.
Aluna do 1º ano, Leila Matté, 14 anos, saiu atrás de informações no primeiro semestre sobre o riso, com o colega Bruno Scapinelli, 16. Nos materiais de três bibliotecas, nos livros de medicina e na internet, eles aprenderam que o excesso ou a falta dele trazem benefícios e malefícios. Leila está empolgada com a nova disciplina e não se importa de, na terça-feira, ter aula também das 18h às 21h.
Educação
Novo ensino médio ainda gera dúvidas em Caxias do Sul
Na disciplina de Seminário Integrado, alunos aprendem a pesquisar
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