Coordenadores do Seminário Integrado, supervisores e diretores de escolas de Canoas, Santa Rita, Triunfo, Esteio e Sapucaia do Sul se reuniram ontem, no auditório do Colégio Estadual Marechal Rondon para debater o Ensino Médio Politécnico.
Foram realizados relatos de experiência da Escola Bento Gonçalves e Cônego José Leão Hartmann sobre o funcionamento do Ensino Médio Politécnico nas respectivas escolas, especialmente o componente curricular Seminário Integrado.
Conforme informou a diretora da Escola Bento Gonçalves, Bairro Mathias Velho, Canoas, professora Leany Maria de Conti, a escola conta com 15 turmas do Ensino Médio Politécnico, sendo dez no diurno e cinco no noturno. Destacou ainda que os/as alunos/as estão motivados/as e nenhuma das turmas apresenta desistência.
A professora Rosane Zimmer, Diretora da Escola Cônego, situada no Bairro Guajuviras, Canoas, relatou que a escola está com duas turmas no Ensino Médio Politécnico e o foco é a pesquisa sócioantropológica. Segundo a diretora, a pesquisa tem desdobramento no Politécnico e dessa pesquisa são gerados os campos de ação para os alunos desenvolverem individualmente o seu trabalho.
Após os relatos, a professora Vera Ferreira, assessora da Secretaria de estado da Educação (Seduc), explicou que a escola deve ter uma leitura do contexto de uma maneira coletiva e ir construindo uma estrutura que dê conta da realidade em cada um dos lugares, fazendo cumprir a função social da escola. "Ainda estamos numa etapa embrionária, onde o Ensino Médio Politécnico deverá atravessar interdisciplinarmente todo o currículo e que é um processo realizado nesta fase por verdadeiros desbravadores, como temos observado nos relatos".
De acordo com ela, o Seminário é uma das partes mais importantes por estruturar o currículo, os eixos temáticos, ou, temas geradores sintonizados de acordo com o contexto da escola e, desse modo, a sala de aula se organiza e o papel do professor é também de pesquisador/a, servindo de exemplo para o aluno.
Educação
Escolas debatem o Ensino Médio Politécnico
Diretores de escola se reuniram para trocar experiências
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: