Desde que a União cedeu à prefeitura de Caxias do Sul a área da antiga Rede Ferroviária Federal, em abril de 2011, nada foi feito. O caminho até a escolha da empresa que iniciaria as obras de revitalização pela velha oficina de locomotivas foi tortuoso. Para o serviço, orçado em R$ 670 mil, foram abertas três licitações que não deram resultado devido à incompatibilidade de valores exigidos pelas empresas.
De acordo com o secretário municipal da Cultura, Antônio Feldmann, algumas chegaram a solicitar 50% acima do orçado. O trâmite atrasou o início das obras, fazendo com que a advocacia da União desse prazo para a prefeitura apresentar uma solução até 29 de agosto de 2011. Diante da degradação do prédio, o Ministério Público Federal moveu ação pública, exigindo a recuperação imediata da antiga oficina.
- Eu, como gestor, não posso assinar contrato com uma empresa que colocou um valor acima do estimado pela prefeitura. Sabemos que, por se tratar de um prédio histórico, exige-se uma série de cuidados para a restauração, mas isso não justificaria. Com as exigências feitas pelos órgãos da União, pude dispensar a licitação e adotar a ação básica de fazer três orçamentos e contratar o mais barato - explica Feldmann.
A empresa que fará a obra é a Cidade Projetos e Construções Ltda., de Bento Gonçalves. Segundo o secretário, o contrato está na Central de Licitações (Cenlic) para ser ajustado e assinado. As obras devem se iniciar entre a primeira e segunda semana de abril e durar seis meses. O novo espaço abrigará um museu virtual, com equipamentos multimídia que auxiliarão no resgate da memória do espaço e de Caxias.
Mais informações sobre a revitalização do bairro São Pelegrino você confere na edição impressa do Pioneiro desta quarta-feira.
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Restauro da oficina de locomotivas iniciará em abril, em Caxias do Sul
Licitação foi dispensada para agilizar obra no imóvel em avançado estado de degradação
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