O primeiro dia do mutirão da telefonia é de baixa adesão dos consumidores em Caxias do Sul. Vivo, TIM, Oi e Claro estão recebendo queixas e tirando dúvidas sobre faturas, coberturas e contratos diretamente nas lojas. A estimativa é de que cada 10 pessoas que buscam atendimento neste sábado, apenas uma tem reclamação a fazer.
O atendimento especial vai até 20 de fevereiro. Os mutirões são um dos cinco pontos do termo de ajustamento de conduta (TAC), assinado depois da CPI da Telefonia, na Assembleia Legislativa, em novembro passado.
O TAC incluía ainda ampliação de atendimento, mais informações aos clientes, investimentos para melhoria de sinal e punição para quem não cumprir as exigências. As empresas de celular são as líderes no ranking de reclamações no Procon do Estado e também na Serra.
Apesar da iniciativa, boa parte do público caxiense parece desconhecer a mobilização, caso da empresária Gabriela Andreatta Goebel, 24 anos. Ela recebeu cobrança pelo uso da internet no celular da TIM, mas afirma não ter contratado o serviço. Procurou a loja no Centro de Caxias, na manhã deste sábado, e saiu satisfeita.
- Não sabia que havia esse mutirão, mas pelo visto está sendo bem útil. Resolveram em 15 minutos e vão devolver o valor que cobraram - conta a empresária.
Os amigos Ericson Henrique Jardim, 24, e Juliano Mello, 29, não conseguiam ter acesso ao detalhamento da fatura. O pedido já havia sido solicitado via internet e pelo call center da Vivo, sem sucesso. Hoje, os dois foram até a loja da operadora e levaram menos de cinco minutos para receber um documento identificando o tempo e a duração de cada chamada.
- Queríamos entender porque a conta veio mais cara. Agora temos como conferir e ver se está tudo certo - diz Ericson.
O prazo estipulado pelo termo de ajustamento para responder às reclamações é de cinco dias _ as empresas garantem que será cumprido. Mas é preciso ficar atento: ao final do mutirão, as reclamações voltam a ser encaminhadas via 0800 após os dia 20 de fevereiro.
O atendimento pessoal na TIM, Vivo e Claro em Caxias vai até as 17h deste sábado. A Oi receberá clientes para reclamações a partir de segunda-feira.
Acertando as contas
Mutirão da telefonia tem baixa adesão de consumidores em Caxias do Sul
Operadoras recebem reclamações nas lojas até o dia 20 de fevereiro
Adriano Duarte
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