No Procon Caxias, o número de reclamações contra instituições financeiras já ultrapassa os de segmentos campeões de queixas no passado, como a telefonia celular. O assunto precupa tanto que entre setembro e outubro deve ser lançada uma campanha de conscientização do órgão voltada ao uso racional do crédito consignado para aposentados e pensionistas.
Do início do ano até ontem, 37,46% das queixas no Procon envolviam assuntos financeiros, reclamações contra empresas de empréstimo de dinheiro ou bancos. Em segundo lugar, aparecem produtos e em terceiro, serviços básicos (nesse último, entram a telefonia celular, água e luz por exemplo). Este ano já foram registradas no Procon 2.186 casos em Caxias contra serviços financeiros.
- Muitos acabam refinanciando o empréstimo por outra empresa. O aposentado é atraído por descontos nas cargas de juros. Mas faz um empréstimo e outro e faz de novo. Ele acaba empolgado com o crédito fácil - constata o diretor substituto do Procon de Caxias do Sul, Luiz Fernando Del Rio Horn.
Na próxima semana, o Procon deve se reunir com o Conselho Municipal do Idoso e Ministério Público para apontar ações para uma campanha educativa que deve ser divulgada em veículos de comunicação para uso racional do crédito consignado. A ideia é mostrar que é possível contrair financiamentos, mas com responsabilidade. Os aposentados são um dos principais públicos das financeiras.
Finanças pessoais
Procon de Caxias do Sul irá iniciar campanha de conscientização pelo uso consciente do crédito
Problemas com financeiras e bancos são principal reclamação no órgão de defesa do consumidor
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: