Acostumada a trabalhar sempre com dramaturgos contemporâneos, a Cia Club Noir, de São Paulo, decidiu retornar às origens do teatro para entender como o clássico se comportaria frente ao teatro moderno. Para isso, buscaram Ésquilo (525/524 a.C.-456/455 a.C.), o pai do teatro ocidental. O projeto Peep Classic Ésquilo será apresentado em Caxias a partir desta terça e consiste em seis espetáculos apresentados em três dias.
Os textos de Ésquilo têm cerca de 2,5 mil anos e são os mais antigos que se tem registro na história do teatro. Sete Contra Tebas, Os Persas, Orestéia I, Orestéia II, As Suplicantes e Prometeu serão apresentados de forma reduzida. Cada uma das encenações terá duração de 30 minutos, totalizando uma hora de espetáculo em cada noite. De acordo com Alvim, foram cortadas partes que diziam respeito ao período grego específico, circunstâncias das histórias e muitas menções à mitologia grega. O esforço foi em manter apenas a essência de cada texto.
Todos os elementos cênicos são trabalhados com o objetivo de que o público faça uma espécie de visitação a um outro planeta estético, com emoções e comportamentos diferentes dos que conhecemos hoje. Longe da catarse tanto buscada nos palcos, a ideia é que as pessoas experimentem sensações desconhecidas por meio da apreciação teatral.
- É como se tivesse a oportunidade de visitar uma outra civilização, outro planeta estético, outro universo povoado por outras criaturas. Não tem a ver com se reconhecer em cena, mas com ampliar a experiência em direções desconhecidas, sair do nosso tipo de senso comum emocional estabelecido, e se aventurar por caminhos emocionais estranhos - defende o diretor.
As apresentações ocorrem terça, quarta e quinta, sempre às 20h, no Teatro Pedro Parenti. Na terça serão apresentados os textos Sete Contra Tebas e Os Persas, na quarta, Orestéia I e Orestéia II, e na quinta, As Suplicantes e Prometeu. A entrada é franca.
Clássico minimalista
Projeto 'Peep Classic Ésquilo' chega a Caxias nesta terça
Serão apresentadas seis peças do dramaturgo grego em seis dias de espetáculo
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