Entre tantos detalhes que fazem da Igreja Nossa Senhora do Rosário do Pompéia uma das belezas de Galópolis, um se destaca pela excentricidade – e provável unicidade em solo gaúcho. Trata-se do zodíaco junto ao altar, uma representação inusitada, visto que a Igreja Católica sempre refutou a astrologia.
Estão lá, tal como foram idealizados no concreto, ainda na década de 1940, os símbolos dos 12 signos. Chama a atenção, porém, o início por Aquário, contrariando a ordem definida pelo ano astral, em que Áries abre e Peixes fecha o zodíaco. Uma das hipóteses é que a sequência tenha seguido o calendário cristão – Aquário começa em 21 de janeiro, enquanto Capricórnio, signo em que o ano abre, inicia-se ainda em 22 de dezembro.
Outra suposição pode estar relacionada ao final das obras. A igreja foi inaugurada nos dias 1º e 2 de março de 1947, portanto, sua conclusão remete aos períodos de Aquário e Peixes – este último encerra o zodíaco e está diretamente associado à compaixão e ao altruísmo.
Para o astrólogo, jornalista e colunista do Pioneiro Nivaldo Pereira, esse zodíaco é uma curiosidade da igreja e deveria ser mais divulgado. Ainda mais por estar localizado no templo de um vilarejo do interior com tantas histórias.
Sobre o início por Aquário, ele destaca:
– Aquário é o signo do diferente, do moderno, também é o signo das cooperativas e da tecnologia. Olha o Lanifício São Pedro, a Vila Operária… – exemplifica Nivaldo, citando dois espaços pioneiros na Serra e responsáveis pelo desenvolvimento do bairro.
Conforme o astrólogo, não existe muita estranheza no fato de haver zodíacos dentro das igrejas, vide a Catedral de Chartres, na França, com os símbolos dos signos nos vitrais.
– Existe também uma associação simbólica entre os 12 signos e os 12 apóstolos – pontua o astrólogo.
Abaixo, uma das raras imagens antigas em que o arco do zodíaco aparece em sua totalidade. Trata-se da missa de inauguração da igreja , em 1º de março de 1947, celebrada pelo monsenhor João Meneguzzi, ainda quando os religiosos ficavam de costas para os fiéis. O registro integra o acervo de dona Therezinha Spinato Bissaco, 84 anos, filha de João Laner Spinato, antigo gerente do Lanifício São Pedro e um dos mentores da construção do templo, entre 1939 e 1947.
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Os apóstolos e os signos
Estudiosos afirmam que Leonardo Da Vinci, ao pintar o afresco "A Última Ceia" na igreja e convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, entre 1495 e 1498, teria relacionado cada um dos 12 apóstolos a um signo do zodíaco – associando personalidade, gestos, posturas das mãos e feições às características de cada signo. Na clássica pintura (foto abaixo), da direita para a esquerda, pois essa era a configuração usada por Da Vinci em suas obras.
No caso da igreja de Galópolis, essa milenar simbologia pode ter inspirado quem idealizou o desenho do altar nos anos 1940. Mas essa é uma incógnita que segue até hoje...
Os 12
:: Simão: Áries
:: Judas Tadeu: Touro
:: Mateus: Gêmeos
:: Filipe: Câncer
:: Tiago Menor: Leão
:: Tomé: Virgem
:: João: Libra
:: Judas Iscariotes: Escorpião
:: Pedro: Sagitário
:: André: Capricórnio
:: Tiago Maior: Aquário
:: Bartolomeu: Peixes
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