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Um desejo de muitos anos dos moradores de São Romédio foi realizado com a inauguração da Avenida São Leopoldo, em julho de 1952. Na década de 1940, os moradores do entorno do caminho que futuramente seria uma estrada já discutiam a sua construção, pois recém havia sido inaugurado a Estrada Getúlio Vargas, BR-2, hoje conhecida como BR-116, e era necessário um novo acesso a zona central da cidade. O trajeto que subia por São Romédio em direção à Vila Pezzi, no bairro Panazzolo, até alcançar a Rua Garibaldi, era íngreme, com curvas e de difícil passagem. Foi por volta do final da década de 1940 que as famílias Pedron, Fedrizzi, Boff, Uez, Novello, Parmeggiani, Dal Prá e Tessari se reuniram para decidir a doação do trecho por onde seria aberta a rua. Idalvina Novello Dalfovo (Dalva) recorda que os seus pais, Onorino e Thereza Gregolon Novello, vieram ao lado dos filhos morar na localidade, em 1949. Além de roças de milho e lavouras de verduras e legumes, Thereza plantava flores para vender, e a família criava vacas leiteiras.
Vasco Antônio Fedrizzi, nascido em 1927, recorda que o seu pai Antônio falou em uma reunião que só permitiria a abertura da avenida se fosse construído um túnel para a passagem dos animais de criação por baixo da estrada, pois do outro lado tinha as pastagens, o rio Pinhal onde os animais bebiam da água, e também os parreirais da família. Vasco Pezzi, nascido em 1937, lembra deste fato porque o seu pai, Guerino, que morava nas terras ao lado dos Fedrizzi, também exigiu o túnel para que os animais de criação pudessem ter acesso ao rio Pinhal.
Ajuda da comunidade
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O desejo de uma estrada se fortaleceu, e, no final de 1949, os moradores se reuniram com enxadas, picaretas e pás e começaram a construção. Porém, era necessário o auxílio da prefeitura com máquinas. Em janeiro de 1950, um morador foi à redação do jornal O Pioneiro para fazer uma reclamação do descaso do poder público. Em 15 de março de 1950, uma nova nota no jornal Pioneiro transmite a satisfação dos moradores com o resultado, pois, com o auxílio das máquinas, o serviço foi feito rapidamente. A nova estrada foi chamada de Rua 25 de julho, em homenagem aos 125 anos da imigração alemã para o Rio Grande do Sul. A indicação, porém, recebeu uma alteração em 31 de março de 1950, pelo próprio idealizador da indicação, o vereador Cláudio Antônio Belló.
Na Emenda no Projeto de Lei 8/50 propôs a troca para "Rua São Leopoldo".
A obra parou por um longo tempo, devido a dificuldade de trabalho em alguns trechos por falta de um maquinário adequado para o serviço. Em 1952, o novo prefeito municipal, major Euclides Triches, convocou os moradores para uma reunião.
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Aloísio Edgar Parmeggiani, nascido em 1934, recorda que uma dessas reuniões ocorreu no local onde agora existe um posto de combustíveis, no entroncamento da avenida com a BR-116, terreno que era da família de Angélico Pedron. Lembra que o engenheiro da prefeitura falou que a estrada teria uma leve subida até se encontrar com a rua Garibaldi.
Após os acertos, as obras foram reiniciadas, o túnel foi feito, e a estrada foi inaugurada em julho de 1952, com a presença de autoridades e do público em geral.