O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, afirmou nesta quarta-feira, durante sessão na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, que o Aeroporto Hugo Cantergiani poderá dobrar sua capacidade de voos comerciais diários após a intervenção de recuperação e recapeamento da pista. Atualmente, informou ele, o Hugo Cantergiani opera seis voos comerciais diários, mas está autorizado a operar até 12 voos.
– Após a intervenção na pista, já temos tratado com a Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) de liberação de até 24 voos comerciais diários. Essa é a operação que se pretende para o Hugo Cantergiani.
A coluna quis saber do secretário o que significa exatamente a afirmação “já temos tratado com a Anac”.
– Em reunião que fizemos com eles, nos foi solicitado qual é o limite de nossa capacidade operacional. Dissemos que podemos fazer um voo por hora. Naturalmente, teríamos de operar 24 horas (portanto, esse cenário só é possível de ser implementado após a intervenção na pista) e fazer investimento em pessoal. Isso não está documentado, formalizado, mas se caminha para isso, a Anac tem interesse. Um dos itens para levantamento das medidas cautelares (restrições da Anac para ampliar operações no Hugo Cantergiani) está relacionado ao restauro da pista, e agora já temos a disponibilidade (recursos e projeto). Claro que a disponibilidade para essa realização (de 24 voos comerciais diários) precisa haver da parte das companhias aéreas – detalha Willenbring.
O secretário também disse vislumbrar que a movimentação que está sendo agregada ao Hugo Cantergiani neste período em que o Aeroporto Salgado Filho está inoperante devido à enchente do Guaíba, em Porto Alegre, não vai se reduzir, e veio para ficar. Por isso a importância de qualificar o “aparelho aeroportuário”.
– O que a gente está adquirindo de movimentação em Caxias do Sul não vai reduzir, vai se tornar uma alternativa permanente. Nós teremos público que não irá mais a Porto Alegre. Os contatos que tive com direções das operadoras, eles estão ansiosos para ver isso acontecer, eles querem ampliar o número de voos. Eles precisam ampliar o número de voos – completa.
Quantos anos até chegar o aeroporto novo?
O secretário considera também que a qualificação das operações no Hugo Cantergiani é decisiva diante da incerteza quanto ao tempo até a implantação do futuro Aeroporto da Serra Gaúcha.
– O que a gente espera de futuro eu não sei. Com relação à implantação do novo aeroporto, eu creio que vai ser breve a liberação. Pra que investir, se teremos aeroporto novo daqui a alguns anos? Porque não se sabe quantos serão esses anos. É uma estrutura gigantesca, um empreendimento muito caro. Quanto tempo demorará, três, quatro, cinco anos, seis, não sei. Temos de ter um aparelho aeroportuário em condições.
O que o secretário disse na Câmara
Recapeamento da pista
"Nós só podemos trabalhar à noite. Nós temos contato com empresas com expertise nisso. Em noites com temperatura abaixo de 10ºC ou com chuva não se tem como trabalhar. O normal seria se fazer em menos de 60 dias. Aqui a gente sabe que vai ter intercorrência. Estou dizendo que a intervenção na pista será em torno de 60 a 75 dias."
Terminal de passageiros
"A intervenção no terminal de passageiros, da mesma forma, será realizada durante as noites, porque de dia tem a movimentação de passageiros. Também (vai levar) em torno de 70 a 90 dias pra concluir."
Suspensão de cautelares
"Em setembro ou outubro, recebemos visita de integrantes técnicos da Anac, que fizeram alguns apontamentos e notificações. Isso evoluiu para medidas cautelares, que consiste na resterição ao número de voos, à ampliação do número de voos. Com a apresentação do plano de ações corretivas, a gente entende que até o fim deste mês serão suspensas de forma definitiva as cautelares."
Número de voos
"Estamos hoje com 6 voos comerciais diários. Neste momento, estamos autorizados a operar até 12 voos comerciais diários. Por que não mais do que isso? Porque estamos reservando o período noturno para intervenção na pista. Após a intervenção, já temos tratado com a Anac, de liberação de até 24 voos comerciais diários."
Espera por Vila Oliva
"Pra que investir se terermos aeroporto novo daqui a alguns anos. Porque não se sabe quantos serão esses anos. É uma estrutura giantesca, um empreendimento muito caro. Quanto tempo demorará anos, três, quatro, cinco anos, seis, não sei. Nós temos de ter um aparelho aeroportuário em condições."
Ampliação permanente
"O que a gente está adqurindo de movimentação em Caxias do Sul não vai reduzir, vai se tornar uma alternativa permanente. Nós teremos público que não irá mais a Porto Alegre. Nós já estamos com voos autorizados, (para) sair de manhã e retornar no mesmo dia. Nós já temos pernoite autorizado para aeronave da Gol. Já estamos com horizonte de ampliação pronto. Os contatos que tive com direções das operadoras, eles querem ampliar o número de voos."